
Obras de reabilitação e expansão da Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Gurúè, distrito da província central da Zambézia
Maputo, 20 Jul (AIM) – O Primeiro-Ministro moçambicano, Adriano Maleiane, assegura que as obras de reabilitação e expansão da Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Gurúè, distrito da província central da Zambézia, serão concluídas nos próximos dias.
Na sua breve intervenção, durante a visita que efectuou esta quinta-feira (20) à ETA de Gurúè, Maleiane manifestou a sua alegria com o curso das obras de reabilitação daquela infra-estrutura orçada em cerca de 270 milhões de meticais (4,2 milhões de dólares, ao câmbio corrente) financiadas pelo Orçamento do Estado.
As populações do distrito de Gurúè, continuou, terão água tratada nas suas residências, mercê do esforço empreendido pelo governo que visa prover água a todas as comunidades moçambicanas.
“Vimos aqui porque temos conhecimento de que a população de Gurúè, além de outros problemas normais, este era o problema. Para já vamos ter água mais cedo porque vai jorrar 24 horas”, disse.
Como áreas críticas da ETA de Gurúè, o Primeiro-Ministro apontou as limitações na gestão e tratamento do volume de água naquela obra, facto que se alia a densidade ao elevado número de habitantes, calculado em cerca de 200 mil.
Com a entrada em funcionamento da nova ETA de Gurúè, segundo Maleiane, será estabilizada a distribuição da água nas residências.
“O empreiteiro já deu a promessa de que vamos ter o sistema a funcionar dentro de alguns dias, e eu não sou autorizado a dar prazos mas fiquei a saber que o sistema vai permitir melhorias”, afirmou.
Maleiane iniciou quarta-feira (19) uma visita de trabalho de cinco dias à Zambézia, no âmbito da monitoria da implementação do Plano Económico Social e Orçamento do Estado (PESOE) referente ao ano de 2023.
Na Zambézia, o Primeiro-Ministro está, também, a acompanhar as acções em curso visando a reposição do tecido económico e social afectado pelos eventos climatéricos extremos que assolaram alguns distritos, com destaque para o ciclone Freddy.
Nesta deslocação à Zambézia, Maleiane faz-se acompanhar pela vice-ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Cecília Chamutota; presidente do Instituto Nacional de Gestão de Riscos e Desastres, Luísa Meque; bem como quadros do Gabinete do Primeiro-Ministro e do Ministério da Administração Estatal e Função Pública.
(AIM)
Ac/sg