
Comissão Nacional de Eleições
Maputo, 21 Jul (AIM) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) adverte aos candidatos às VI eleições autárquicas de 11 de Outubro próximo a cumprirem escrupulosamente com os prazos estabelecidos por lei para submissão das candidaturas.
De acordo com o coordenador-adjunto da Comissão dos Assuntos Legais e Deontológicos (CALD), Alberto Sàbie, a CNE não irá prorrogar o prazo estabelecido no calendário eleitoral.
“Não haverá prorrogação do prazo para submissão de candidaturas. Portanto, os partidos políticos, coligação de partidos políticos ou grupo de cidadãos eleitores ou proponentes que não submeterem as suas candidaturas dentro do período estabelecido perderão automaticamente o direito de participar no escrutínio”, disse Sàbie, esta quinta-feira (20), em Maputo, primeiro dia de entrega de candidaturas.
Numa ronda efectuada na manhâ desta sexta-feira (21), ao Centro Internacional de Conferencia Joaquim Chissano, local onde funciona a brigada da CNE para receber as candidaturas, a AIM constatou a ausência de proponentes a manifestar esse interesse.
Questionado sobre a escolha do local, Sàbie explicou que deveu-se a dimensão do espaço, uma vez que o volume de trabalho é maior, e a sede da CNE não tem capacidade para albergar o número de equipas que intervêm neste processo.
Um total de 23 formações políticas se inscreveram para participar do processo, nomeadamente 18 partidos políticos, duas coligações de partidos políticos e três grupos de cidadãos eleitores proponentes.
(AIM)
Lw/mz