Maputo, 24 de Jul (AIM) – O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, diz que investir na educação não é desperdiçar recursos, mas sim uma forma de ajudar uma nação a alcançar o crescimento económico e o progresso.
Para o Chefe do Estado moçambicano, que falava na manhã de hoje (21), em Maputo, na abertura da Conferência Nacional sobre Educação de Qualidade em Moçambique, a educação é, ainda, uma força que impulsiona avanços na vida política, cultural, social, económica e tecnológica.
“Investir na educação não é desperdiçar recursos, é investir no progresso de uma nação”, afirmou Nyusi.
O Presidente destacou a componente qualidade referindo que “a educação e formação de qualidade aumentam as habilidades técnicas, psíquicas e emocionais do indivíduo, ajuda a tomar melhores decisões, contribui para o aumento da produtividade no sector produtivo, de renda familiar, e no crescimento da economia.”
Considerou a educação de qualidade como um direito fundamental de todos, para além de ser um activo importante para o exercício pleno da cidadania.
Porque a conferência visa debater os desafios para o alcance de uma educação de qualidade, Nyusi explicou que esta componente possibilita os indivíduos a operarem transformações de benefício individual e colectivo.
Para Nyusi, a educação não deve ser compreendida só na área de conhecimentos científicos, apesar de fundamentais.
Segundo o Presidente, a educação também joga papel importante na instrução das pessoas socialmente e a nível da ética, incluindo o carácter patriótico.
Nyusi ajuntou que o acesso à educação é um grande equalizador da vida social, porque, entre muitas outras vantagens, provê a equidade de género e económica e facilita o gozo de tantos outros direitos, incluindo o direito à informação.
“Para Moçambique, o direito a educação é um comando constitucional que está incorporado no grande conjunto de políticas, leis, estratégias e planos definidos pelo governo”, disse.
Sublinhou que Moçambique não é uma ilha e, por isso, o quadro estratégico e regulatório na área da educação e formação deve estar alinhado com a região, continente e o mundo.
A Conferência Nacional sobre Educação de Qualidade em Moçambique, que se realiza sob o lema: “Por uma Educação de Qualidade, Inclusiva e Equitativa, em Prol do Desenvolvimento Sustentável”, tem a duração de três dias.
(AIM)
SC/mz