
Maputo, 24 Jul (AIM) – Uma estudante moçambicana de Gestão de Negócios e erradicada na África do Sul, Jessica Custódio Muvale, consta de uma lista de três vencedoras do Miss Linda Internacional, anunciada pela entidade nigeriana organizadora do concurso, a Mister/Miss Gorgeous International, em que concorreram jovens dos 18 aos 35 anos de 11 países, representando vários cantos do mundo.
O Mister/Miss Gorgeous International é uma competição baseada na Nigéria. O principal objectivo é o de promover a diversidade, o intercâmbio cultural e a inclusão. Usa mais a promoção da cultura e do património de seus países, como principais critérios para a avaliação de todos os concorrentes.

Segundo consta na página de internet do Mister/Miss Gorgeous International, as vencedoras inaugurais deste concurso são Patience Wawina, do Uganda, Ratna Sari, da Indonésia e Jéssica Custódio Muvale, de Moçambique, mas que concorreu com a bandeira sul-africana, país onde está erradicada.
A mesma fonte escreve que “senhoras e senhores, apresentamos Jessica Custório Muvale, Miss Linda Internacional, 2a vice-campeã 2023. Ela foi a delegada da África do Sul no concurso virtual deste ano. Gostaríamos de expressar muita gratidão à direcção Mister/Miss Gorgeous International por nos dar uma oportunidade tão maravilhosa! Jerssia será oficialmente coroada na África do Sul, numa data a ser confirmada em breve”.
Num contacto telefónico, Jessica Muvale declaraou à AIM que, efectivamente, já foi corada no ultimo Sábado (22/07). Revelou ainda que “comecei a preparar-me para o evento em Abril do ano passado, na África do Sul. Ganhei dois títulos na primeira vez que subi no palco, então acreditei que ser modelo é para mim”.
“Aqui na África do Sul, já participei de concursos locais, provinciais e agora faço parte de concursos nacionais e internacionais. Ganhei experiência, confiança e conhecimento sobre o ser modelo. Tive prémios materiais que ganhei de tempos em tempos, mas, com toda a honestidade, os verdadeiros prémios são os laços que faço com outros concorrentes que encontro ao longo do caminho, as oportunidades e o conhecimento que ganho de meus superiores”, explicou.

Num outro desenvolvimento, Jessica Muvale revelou que “treino meninas do meu município (Westonaria, arredores de Joanesburgo), sem restrição de idade. Eu os treino como andar correctamente, a importância da imagem como modelo, os inscrevo em competições legítimas que ajudarão suas carreiras a crescer e, o mais importante, ensino-lhes que ser modelo não é apenas beleza, mas sim pensar nas outras pessoas”. “Um dia poderei treinar meninas do meu País (Moçambique)”, rematou.
Sonho da Jéssica é de “ir ainda mais longe e representar a marca Mister/Miss Gorgeous International (MGI) globalmente. E, se possível, quero garantir que todos os países tenham a chance de se representar com respeito e mostrar ao mundo o que a África tem a oferecer”.
Jéssica Muvale dedicou a victória “às meninas de todos os lugares do mundo que desejam seguir a carreira de modelo, mas que estão com medo por causa de suas circunstâncias em casa ou têm baixa auto-estima ou qualquer outro motivo pelo qual não podem seguir sua paixão. Dedico a eles porque quero mostrar a eles que as circunstâncias não te desafiam. Você tem permissão para sonhar grande e precisa estar determinado a realizar seus sonhos”.

“À minha família, amigos, colegas, obrigado pelo apoio, pelo amor, pela paciência e pelo carinho que tiveram comigo. Eu sou verdadeiramente abençoado, pretendo deixá-los orgulhosos, amo todos vocês”, rematou Jéssica Muvale, para depois aconselhar “às jovens moçambicanas e sul-africanas para que acreditem quando se diz, não tenham vergonha de fazer algo fora do comum, acreditem em si mesmas e estejam determinadas a ir mais longe”.
Para Jéssica Muvale, “guerreiras não são aquelas que sempre vencem é sim aquelas que sempre lutam, como mulher como indivíduo você deve se levantar e lutar pelo que acredita”.
Como aditivo dos prémios recebidos pela victória, as tês vencedoras deverão participar na Índica num evento similar, ao vivo, onde a Jéssica Muvale espera demonstrar, mais uma vez, o seu potencial, como modelo.
Jéssica Custódio Muvale é natural de Macarringa-Unguana, no distrito de Massinga, província sulista moçambicana de Inhambane. Está erradicada na África do Sul, onde o seu pai detém uma empresa de construção civil.
(AIM)
JSA