
Maputo, 27 Jul (AIM) – A União Europeia (UE) vai organizar um fórum de investimentos denominado “GlobalGate” em finais de Novembro próximo e que contará com a presença de empresas moçambicanas e europeias.
“Iria também mencionar a nossa iniciativa de organizar o primeiro Fórum de Investimento GlobalGate que vai ter lugar a 22 e 23 de Novembro, com a participação de empresas da União Europeia para interagirem e reforçar a cooperação com empresas moçambicanas”, disse Pietro Bartolo, deputado e membro da Comissão de Orçamentos do parlamento europeu.
A fonte falava esta quinta-feira (27), em Maputo, durante a conferência de imprensa que marcou o fim da visita de quatro dias à Moçambique de seis membros da Comissão dos Orçamentos do parlamento europeu.
Bartolo, que representa o parlamento italiano no parlamento europeu, disse que o evento servirá para o intercâmbio de oportunidades de negócios, incluindo parcerias de cooperação sobre o empoderamento da juventude, e igualdade de género no contexto económico.
Falando sobre o engajamento da juventude como forma de travar os ataques terroristas em alguns distritos da província nortenha de Cabo Delgado, Bartolo disse acreditar que o papel deste segmento social é crucial porque traz soluções através da ocupação para o bem-estar social.
Explicou que o apoio à juventude constitui uma prioridade chave da parceria entre a UE e o governo moçambicano, referindo que a UE orçamentou para a juventude mais de 400 milhões de euros.
Por isso, o encontro que os eurodeputados mantiveram com o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Osvaldo Petersburgo, serviu para traçar algumas linhas de financiamento nos próximos tempos.
O objectivo da visita dos eurodeputados é inteirar-se da assistência financeira da UE ao país.
Os eurodeputados mantiveram encontros com representantes do governo ao nível ministerial, Assembleia da República, o parlamento moçambicano, bem como com parceiros de implementação de programas e projectos financiados e co-financiados pela UE.
Também mantiveram encontros com representantes da sociedade civil.
A delegação visitou alguns empreendimentos na cidade da Beira, província central de Sofala, onde interagiu com os implementadores de projectos de apoio à criação de emprego, promoção do acesso a educação básica e profissional e de incremento da acção do sector privado.
(AIM)
Ac/mz
(AIM)