Maputo, 01 Ago (AIM) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou a formalização de 26 partidos políticos, coligações e grupos de cidadãos que irão participar nas VI eleições autárquicas a terem lugar no dia 11 de Outubro próximo.
O facto foi tornado público esta segunda-feira (31), em Maputo, pelo presidente da CNE, Don Carlos Matsinhe, durante um encontro de cortesia com o Presidente da República, Filipe Nyusi.
“O processo de preparação das eleições autárquicas está no bom curso, estamos todos animados […]. Até ao momento, temos 26 partidos políticos e coligações escritos”, disse Matsinhe.
O processo de submissão de candidaturas dos partidos políticos e coligações teve início a 26 de Junho e terminou no dia 14 de Julho último.
Em relação a apresentação dos proponentes para o sufrágio eleitoral em curso, que arrancou no dia 20 de Julho e com o término marcado para o dia 11 de Agosto corrente, Matsinhe assegurou que o processo decorre a bom ritmo, apesar de não ter havido proponentes a apresentarem a sua candidatura até ao momento.
“Acreditamos que o processo continuará e que chegará a bom termo”, assegurou.
Estão inscritos para o presente escrutínio mais de oito milhões de eleitores, número abaixo da projecção do Instituto Nacional de Estatística (INE), que previa a inscrição de 9.921.625 eleitores.
Os eleitores moçambicanos vão escolher 65 novos autarcas.
Referir que o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) conta com cerca de 4,5 mil milhões de meticais (cerca de 70 milhões de dólares americanos) para cobrir toda a logística do processo eleitoral até o dia da votação.
A verba servirá para cobrir todo o processo, desde a preparação, formações, aquisição de materiais que estarão disponíveis em todas as mesas de assembleia de voto, transporte para alocação e recolha dos brigadistas, equipamento de trabalho, entre outras actividades de logística e gestão do pessoal.
(AIM)
Leonel Ngwetsa (LW)/ dt