
Maputo, 02 Ago (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, manifestou a sua solidariedade para com as vítimas do incêndio no Mercado Central de Quelimane, província central da Zambézia, que destruiu, na manhã de terça-feira (02), cerca de 4.500 de um total de 5.300 bancas mistas daquele centro comercial.
O incêndio, de grandes proporções, provocou a morte de uma pessoa e 38 feridos, segundo as autoridades locais.
“Em nome do Governo e no meu próprio, manifesto a solidariedade às vítimas, aos proprietários das infraestruturas destruídas, às autoridades locais e à população em geral que tem neste mercado a fonte de subsistência”, diz Nyusi, num comunicado de imprensa da Presidência enviado, esta quarta-feira, à AIM.
O Chefe de Estado moçambicano reconhece o valor da infra-estruturas e bens perdidos, resultado de muitos anos de trabalho e que precisará de muito esforço e apoio para recuperar tudo.
“Continuarei a acompanhar com atenção a implementação das medidas que, em diante, serão tomadas, no âmbito da perda da vida humana e das infraestruturas e bens perdidos”, afirma.
No entanto, Nyusi saúda as instituições que prestaram o seu saber para combater o incêndio dentro do possível, tendo rogado para que “o mais rápido possível, os compatriotas afectados se recomponham dos danos causados por esta tragédia”.
(AIM)
ac/dt