Maputo, 04 Ago (AIM) – A Frelimo, partido no poder em Moçambique, adiou a apresentação da candidatura dos proponentes que irão participar no sufrágio eleitoral marcado para 11 de Outubro próximo.
Segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), inicialmente, o partido tinha marcado a inscrição para esta sexta-feira (04), na cidade de Maputo, a capital do país, mas, por razões desconhecidas, aquela formação política adiou a apresentação dos proponentes para uma data anunciar.
“A CNE vem por meio desta, informar o adiamento da apresentação da candidatura do partido Frelimo, para o sufrágio eleitoral das VI eleições autárquicas de 11 de Outubro de 2023, cuja data inicial tinha sido marcada para sexta-feira, dia 04 de Agosto”, lê-se num comunicado enviado à AIM.
No comunicado, a CNE refere que formalizou esta quinta-feira (03), na província de Cabo Delgado, região norte de Moçambique, a inscrição da Associação dos Naturais e Simpatizantes de Mocímboa da Praia (UMODJA), tornando-se, deste modo, a primeira formação política a formalizar a sua candidatura.
A submissão de candidaturas dos proponentes iniciou oficialmente, em todo o país, no dia 20 de Julho último e termina a 11 de Agosto corrente.
Recentemente, a CNE advertiu aos partidos políticos, coligações de partidos políticos ou grupo de cidadãos eleitores ou proponentes, que perderão, automaticamente, o direito de participar no escrutínio, caso não cumpram o prazo.
O órgão promete fixar as cópias dos candidatos aceites no lugar de estilo das suas instalações, com a competente deliberação de aceitação ou rejeição de candidato até 17 de Agosto corrente.
Segundo a CNE, 26 partidos políticos e coligações já submeteram as suas candidaturas para o exercício que se avizinha.
(AIM)
Leonel Ngwetsa (LW)/dt