Maputo, 07 de Ago (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse hoje que o diálogo nacional tornou Moçambique num país estável e colocou a justiça em pleno funcionamento.
O Chefe de Estado moçambicano falava na República Checa, durante um encontro que manteve com a comunidade moçambicana, por ocasião da sua visita oficial de dois àquele país europeu
Para Nyusi, a estabilidade que Moçambique vive está intimamente ligada com o fim da guerra de desestabilização e o fim do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos homens armados da Renamo, marcado com a entrega da última arma, em Junho último.
“Moçambique está estável. Estar estável em um país significa poder trabalhar em todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judicial). A justiça está em pleno funcionamento”, afirmou.
“Vocês [comunidade moçambicana na República Checa] sabem que até Junho ainda havia ruídos em torno da paz, sobre zonas em que não se podia viajar de um lado para o outro, mas a nossa arma principal foi o diálogo, que nos conduziu até ao fim deste romance duro para os moçambicanos”, disse Nyusi.
Na ocasião, Nyusi assegurou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país poderá continuar num crescimento satisfatório ainda esse ano, apesar das dificuldades resultantes da pandemia da COVID-19 e os sucessivos ciclones, com destaque para o Freddy que assolou, maioritariamente, a província da Zambézia, na zona centro de Moçambique.
“Estamos à espera que o PIB cresça ainda este ano até 5,3 por cento, mas tudo indica que se o ritmo continuará. Podemos ir parar nos sete por cento”, disse Nyusi, acrescentando que o ciclone Freddy foi o que mais criou maiores dificuldades e retrocessos na economia nacional.
Na visita à República Checa, o Presidente da República faz-se acompanhar, entre outros, pela esposa, Isaura Nyusi, e pelos ministros da Saúde, Armindo Thiago, e Transportes e Comunicações, Mateus Magala.
(AIM)
SC/dt