Maputo, 09 Ago (AIM) – O governo moçambicano está a mobilizar junto de parceiros mais 20 milhões de dólares norte-americanos para a construção do porto de pesca de Angoche, em Nampula, norte do país, uma infra-estrutura estratégica para o desenvolvimento da região.
A ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, que visitou o local onde o porto será construído, disse que o projecto está na fase final, havendo já alguns concorrentes apurados.
Segundo o “Notícias”, Lídia Cardoso, que visitou o porto no âmbito da entrega de equipamentos de pesca aos operadores locais, ressalvou, porém, que apesar de haver já concorrentes apurados ainda não foi determinada a empresa vencedora do concurso público lançado.
Em 2019 o então ministro do pelouro, Agostinho Mondlane, garantira, numa reunião com pescadores e outros intervenientes do sector, que havia 33 milhões de dólares para a construção do porto de pesca de Angoche.
“O projecto existe. Foi lançado um concurso e apurados alguns concorrentes, mas passam alguns anos desde a concepção do projecto, por isso o valor inicial já não cobre os custos”, disse a ministra, sem revelar o valor do concurso.
Afirmou que o porto de pesca é estratégico, atendendo que no país funcionam apenas dois – Maputo, na capital do país, e Beira, no centro.
O de Quelimane, na província central da Zambézia, apresenta deficiências de infra-estruturas de suporte.“Porto de pesca significa também ter docas secas ou húmidas para a reparação dos navios. O porto de Quelimane tem deficiências que estamos a resolver, em termos de infra-estruturas”, indicou.
Reconheceu que é oneroso aos pescadores que trabalham na zona costeira de Angoche e noutras realizar a manutenção das embarcações na Beira ou em Maputo, situação que pode ser resolvida com a construção do novo porto naquele distrito da província de Nampula.
A ministra realçou que a existência dum porto em Angoche é uma mais-valia para o país, pois o pescado capturado na zona pode ser processado localmente, a exemplo do atum, muito abundante e apreciado dentro e fora do país.
(AIM)
FF