Maputo, 11 Ago (AIM) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) encerrou esta sexta-feira (11) o processo de submissão de candidaturas dos proponentes que irão participar nas VI eleições autárquicas de 11 de Outubro próximo.
O processo, que iniciou a 11 de Julho último, chega ao seu término depois de vários apelos aos partidos políticos, coligação de partidos políticos ou grupo de cidadãos eleitores ou proponentes para o cumprimento dos prazos previamente estabelecidos na lei.
A CNE advertiu há dias que não iria prorrogar o prazo para a submissão das candidaturas, tendo por isso chamado a atenção aos partidos políticos para a estrita observância dos prazos sob o risco de perderem a oportunidade de participar no escrutínio.
Segundo o porta-voz do CNE, Paulo Cuinica, até ao momento ao fim da manhã desta sexta-feira (11), em Maputo, o órgão já tinha recebido a inscrição de 14 candidaturas.
“Estamos bastante satisfeitos com a adesão dos partidos políticos até ao momento, já recebemos 14 partidos políticos, aguardando até ao fim do dia de hoje, a inscrição de mais quatro partidos”, disse Cuinica.
Segundo Cuinica, até o fim das actividades dia de hoje, o órgão espera receber o relatório dos candidatos inscritos nas delegações provinciais do CNE.
“O órgão aguarda ainda a inscrição de outros candidatos nas províncias, até ao momento tudo decorre a bom ritmo”, sublinhou a fonte.
No total, a CNE espera receber 31 candidaturas dos proponentes.
Até o dia 17 de Agosto a CNE fixará as cópias dos candidatos aceites no lugar de estilo das suas instalações, com a competente deliberação de aceitação ou rejeição do candidato.
De acordo com a CNE, 26 partidos políticos e coligações já submeteram as suas candidaturas para o exercício que se avizinha.
(AIM)
LW/sg