
Maputo, 12 Ago – O Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas Comiche, encoraja as representações diplomáticas acreditadas em Moçambique a erguerem suas instalações na nova zona de expansão urbana, em Katembe, na margem esquerda da baía de Maputo.
O edil de Maputo formulou o convite, sexta-feira (11), durante o Fórum de Negócios Moçambique-Quénia, realizado na capital moçambicana.
O evento decorreu no âmbito da visita de estado, de três dias, do Presidente queniano, William Ruto, a Moçambique, para o reforço das relações de amizade e cooperação entre os dois países e povos.
“Neste âmbito, apraz-nos expressar a nossa satisfação por o Quénia ser o primeiro país que já identificou espaço onde irá erguer a sua chancelaria em Katembe. Sendo pioneiro, o Quênia, certamente motivará outros países a seguirem o exemplo”, disse Comiche nas suas notas de boas-vindas aos visitantes, incluindo empresários quenianos.
A sessão que contou com a participação dos presidentes moçambicano e queniano, Filipe Nyusi e William Ruto, respectivamente.
O Conselho Municipal de Maputo, segundo o edil, continuará aberto para trabalhar com todos os interessados e garantir que “juntos possamos contribuir para o desenvolvimento e prosperidade da nossa bela cidade das acácias e jacarandás.”
“Queremos aproveitar a presença do sector privado queniano para convidá-lo a explorar o potencial que o país oferece. Em Maputo, gostaríamos de reconhecer o papel de cidadãos quenianos que, lado a lado com os moçambicanos, trabalham para a melhoria do padrão da qualidade de vida dos munícipes”, enalteceu.
Comiche reiterou, perante o fórum, a abertura do Município de Maputo e do Conselho Municipal aos investimentos do sector privado nacional e estrangeiro, “num compromisso de juntos desenvolvermos Maputo.”
“Unidos e coesos, vamos desenvolver Maputo, uma cidade mais bela, limpa, empreendedora e próspera”, exortou.
A nova zona de expansão urbana da Katembe, de acordo com o edil, abre espaço para investimentos em áreas como imobiliária, comércio, indústria, turismo, transportes, entre outros, gerando, desta forma, oportunidades de emprego e o surgimento de novos pólos de desenvolvimento.
(AM)
dt