Maputo, 12 Ago (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, desafia os jovens, como garante da continuidade das gerações, a agirem de forma consciente e organizada para implantar nas comunidades atitudes amigas do ambiente.
Nyusi lançou este desafio por ocasião do Dia Internacional da Juventude, que se assinala este sábado sob o lema “Competências Verdes para a Juventude: Rumo a um Mundo Sustentável”
“Os jovens, organizados em associações, em grupos nas escolas, nos bairros ou individualmente, devem participar activamente na promoção de uma sociedade verde”, exorta Nyusi na sua mensagem.
Em especial, segundo o estadista moçambicano, os jovens devem promover o plantio de árvores, o reflorestamento, a prevenção das queimadas descontrolada, a limpeza das praias, evitar a poluição dos rios nas actividades de garimpo, entre outras acções que concorram para a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida.
O Presidente da República afirma que o lema escolhido para este ano convoca os actores públicos, privados e sociedade civil a investirem, cada vez mais, na capacitação técnica e comportamental dos jovens para que se posicionem na vanguarda da promoção de um mundo verde.
“A actual realidade internacional é caracterizada pela degradação ambiental e eventos climáticos extremos, causados pelas mudanças climáticas. A transição para economias verdes e sociedades sustentáveis depende, em larga medida, do domínio da informação e técnicas para compreender e trazer respostas a estes fenómenos”, disse.
Daí que, segundo Nyusi, aos jovens, recai uma grande responsabilidade no processo de transição a sociedades verdades, não somente por serem a maioria da população, mas, sobretudo, pela sua capacidade de intervenção na protecção da biodiversidade e do meio ambiente nas suas múltiplas dimensões.
“Felicitamos os jovens activistas ambientais, cientistas, educadores, camponeses, empreendedores que, de forma voluntária e patriótica, se têm empenhado na conservação da natureza e do ambiente, contribuindo para uma sociedade verde”, enaltece, na sua mensagem.
Considera ainda que a estratégia nacional de voluntariado, aprovada recentemente pelo Governo, visa incentivar os cidadãos, sobretudo, os jovens a multiplicar acções de interesse geral, em especial no âmbito da promoção de uma sociedade verde e sustentável.
(AIM)
dt