
Chimoio (Moçambique) 13 Ago (AIM) – A governadora da província central de Manica, Francisca Tomás, apela aos jovens a participarem em todas as acções de desenvolvimento e distanciarem-se de agendas externas que possam comprometer o crescimento de Moçambique.
Segundo a governadora, esta pátria de heróis deve ser assegurada pelos jovens de hoje, não deixando que qualquer força externa tome o controle do país.
“Este é o desafio imposto aos jovens de hoje que tem como missão preservar a Unidade Nacional e proteger a Independência Nacional, conquistada através do derramamento de sangue dos filhos desta pátria considerada de heróis”, disse.
Francisca Tomás falava na abertura do XIV acampamento provincial da juventude que iniciou sábado (12), na vila de Catandica, distrito de Báruè, a norte da província de Manica.
Em Catandica, estão reunidos no acampamento provincial mais de 320 jovens oriundos dos 12 distritos da província de Manica. O acampamento juvenil termina na próxima terça-feira (15).
Durante cinco dias, os jovens vão reflectir sobre os vários desafios que ainda preocupam esta camada, rumo a um país cada vez mais próspero.
“Tenham orgulho do vosso país. Esta pátria é vossa e deverá ser assegurada por vós, inspirados nas gerações de 8 de Março. Muita gente morreu para a conquista desta pátria. Portanto, devemos valorizá-la com acções de desenvolvimento e nos distanciarmos de qualquer tentativa de manipulação que possa colocar em causa a Independência Nacional’, afirmou.
“Não queremos que a nossa soberania seja hipotecada em troca de migalhas ou mesmo centavos. Vamos preservar a nossa Independência Nacional que é um bem de todos os moçambicanos”, reiterou.
Segundo Francisca Tomás, Moçambique só poderá desenvolver “se todos nós estivermos empenhados em acções de desenvolvimento.”
“Cada moçambicano, independentemente da sua cor partidária, raça, religião, onde estiver a morar tem o dever de contribuir em acções que possam desenvolver o nosso país. Dizer, ‘não’ à guerra e outros males que possam colocar em causa a Paz e a Unidade Nacional” acrescentou.
“Vamos reflectir sobre o que é que queremos que o nosso país seja daqui em diante. O que é que devemos fazer mais, o que é que cada um dos jovens tem de trazer para engrandecer Moçambique, sem deixar de lado a nossa autoestima e identidade como moçambicanos”, apelou a governadora.
Durante cinco dias, no acampamento será apresentada a nona amostra provincial de jovens criadores, música, debates à volta da fogueira sobre a dinastia Macombe, concursos de arte, entre outras actividades agendadas para o encontro da juventude.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/dt