Maputo, 15 Ago (AIM) – O vice-ministro da saúde, Ilesh Jani, garante que o recente surto de cólera que eclodiu em Nampula já está controlado, pelo que não constitui um grande perigo para a população daquela província do norte de Moçambique.
Jani admite, porém, que ainda ocorrem casos isolados, mas equipes multissectoriais já estão no terreno a trabalhar para evitar a eclosão de novos focos.
“A epidemia de cólera em Nampula está sob controlo, mas ainda temos alguns casos e as equipas multissectoriais estão a trabalhar no intuito de prevenir novos focos na cidade”, disse Jani, segunda-feira (14), na província de Maputo, durante o lançamento do Inquérito da Imunidade e Cobertura Pós-Campanha de Vacinação Contra a COVID-19 em Moçambique (IMUNECOV).
O surto de cólera foi declarado em cinco distritos de Nampula, nomeadamente, Nacala, Memba, Nampula, Eráti e Meconta. Os últimos dois foram recentemente declarados livres da doença.
“Em Eráti e Meconta, a situação está estável, faltando apenas o preenchimento de alguns parâmetros da Organização Mundial da Saúde, para que se declare também o fim do surto”, disse.
O último surto de cólera, também considerada: doença das mãos sujas” atingiu mais de 30.000 pessoas e fez 141 óbitos desde a declaração de epidemia pelo Ministério da Saúde em Setembro último.
(AIM)
SC/sg