Maputo, 15 Ago. (AIM) – A Embaixada da República do Congo em Moçambique entregou na manhã de hoje (15) material didáctico e informático à Escola Primária Completa 7 de Setembro.
A oferta inclui computadores, impressoras, livros entre outros, uma iniciativa que visa a melhoria dos níveis da literacia naquela escola.
O embaixador congolês em Moçambique, Constant-Serge Bounda, disse que o acto foi acompanhado pelo plantio de mais de dez árvores, um acto enquadrado nas celebrações do 63º aniversário da independência do seu país.
“A nossa acção de hoje insere-se nas festividades do 63º aniversário do Dia Nacional da República do Congo, o que poderia ser melhor do que celebrar este aniversário e nesta bela escola rodeado de jovens moçambicanos que são o garante do futuro deste belo país e do nosso continente”, disse.
“Vamos plantar árvores para simbolizar o nosso interesse comum em salvar o planeta e nossa fé nas gerações futuras a quem devemos deixar a casa Terra em ordem. Doaremos material informático e didáctico para permitir que cada jovem alcance seu pleno potencial”, acrescentou.
A fonte sublinhou que apenas com educação de qualidade será possível construir um continente “próspero, forte, unido, influente e um parceiro global e respeitado”.
Por sua vez, o Secretário de Estado na cidade de Maputo, Vicente Joaquim, referiu que o acto é visto pelo Conselho dos Serviços de Representação do Estado como uma forma de fortalecimento das relações entre os dois países.
“Como Conselho dos Serviços de Representação do Estado olhamos para o gesto que nos foi proporcionado com entusiasmo pois, é forma mais prática e concreta de consolidação das relações entre Moçambique e a República do Congo”, referiu.
A fonte exortou ainda aos alunos e professores daquela instituição pública de ensino primário a preservar o equipamento doado para que também possa beneficiar outros estudantes.
“Façam o uso racional deste material oferecido pela Embaixada de Congo. É com este material que vão elevar o vosso nível de rendimento escolar ganhando habilidade para leitura e escrita, contagem e cálculo. Saibam partilhar e conservar para que os vossos irmãos e amigos que aqui vierem possam encontrar e usar em bom estado de conservação”.
“Para a direcção da escola, professores e funcionários não docentes, chamamos a razão para a gestão e a racionalização do bem comum, para que os vossos alunos sigam o nosso bom exemplo”, apelou.
A Escola Primária 7 de Setembro (data em que se celebra o dia da vitória em Moçambique) foi seleccionada para a doação devido a sua localização na Avenida Marien Ngouabi, o quarto presidente da antiga República Popular do Congo.
(AIM)
Custódio Cossa (CC) /sg