Estados Unidos comprometem-se a apoiar moçambique no combate ao terrorismo
Maputo, 16 de Ago (AIM) – Os Estados Unidos da América (EUA) comprometem-se a apoiar Moçambique no combate ao terrorismo que assola particularmente a província de Cabo Delgado, na região norte, desde Outubro de 2017.
O compromisso foi expresso pelo General do Comando dos Estados Unidos para a África (AFRICOM), Michael Langley, que falava à imprensa, hoje (16), em Maputo, minutos após uma audiência que lhe foi concedida pelo estadista moçambicano, Filipe Nyusi.
O apoio, que inclui treinamento de militares e disponibilização de material não letal, está inscrito num programa dos EUA que visa apoiar as Forças de Defesa e Segurança (FDS) no reforço da capacidade institucional no combate ao terrorismo.
“Sentar com o Presidente da República foi uma oportunidade para podermos olhar o caminho enfrente de forma a conseguirmos atingirmos os nossos objectivos estratégicos e operacionais”, declarou Langley.
“Há vários anos que a AFRICOM tem estado a trabalhar em vários programas com as Forcas de Defesa e Segurança de Moçambique”, acrescentou.
Esta é, segundo a fonte, uma abordagem que, primeiramente, terá a ver com aspectos de formação e equipamento que poderá ser disponibilizado.
Langley não avançou, os valores envolvidos na assistência às FDS pois é um assunto que ainda carece de um pedido formal do governo moçambicano.
O General do Comando dos Estados Unidos para a África está em Moçambique para uma visita de um dia e faz-se acompanhar por uma representante da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) para a área de desenvolvimento.
(AIM)
SC/sg