Gondola (Moçambique) 15 Ago (AIM) – O número de casos de malária no distrito de Gondola, na província de Manica, centro de Moçambique, aumentou nos primeiros seis meses do corrente ano, ao registar 75. 204 casos, contra 39. 816 de igual período de 2022.
Deste número, 34.131 foram registados em crianças menores de quatro anos de idade. Outras 41.073 em crianças com mais de cinco anos de idade.
Os dados foram apresentados na II sessão extraordinária do governo distrital, por ocasião da visita do secretário de Estado, Dick Kassotche, ao distrito de Gondola, que arrancou esta terça-feira (15) e terá a duração de dois dias.
Em Gondola, o governante visitará alguns empreendimentos sociais e económicos no âmbito de Governação Aberta, Participativa e Inclusiva.
A administradora do distrito de Gondola, Etelvina Ambasse, explicou que, para reduzir o número de casos de malária, as autoridades sanitárias têm vindo a realizar várias atividades, com vista a sensibilizar a população para a observância de todas as medidas de higiene individual e colectiva.
“É preciso eliminar os focos para combater os mosquitos causadores da malária. Diversas equipas de limpeza têm se desdobrado pelos bairros, principalmente nos mercados e outros locais de maior aglomerado para práticas saudáveis”, disse.
“Como os números fazem referência, a doença também afecta muitas crianças. Como medidas de resposta a esta situação, assistimos as mulheres grávidas nas consultas pré-natais sobre o uso correcto de redes mosquiteiras”, acrescentou.
Segundo a administradora, nos primeiros seis meses, foram atendidas e sensibilizadas 7.462 mulheres grávidas, de uma meta estabelecida em 11.533, número que corresponde a 64,7 por cento do cumprimento do plano para este semestre.
Explicou que este trabalho conta com o envolvimento de parceiros, líderes comunitários, religiosos e outros intervenientes do sector da saúde.
“Não fazemos sozinhos. A população tem desempenhado um grande papel no combate à doença. Esta não é apenas tarefa do governo. Precisamos do envolvimento de todos nesta luta contra a malária’ disse Ambasse.
No mesmo período, um total de 5.189 crianças menores de um ano de idade foram imunizadas contra várias doenças. “A nossa meta é de 9.226, que corresponde a 56, 2 por cento.”
Entretanto, o secretário de Estado na província de Manica saudou o empenho do governo do distrito de Gondola, pelo esforço que tem vindo a desenvolver, visando prover melhores cuidados de saúde à população.
“No informe, ficamos a saber das realizações do governo distrital e constatamos que há progressos no que diz respeito à assistência sanitária à população, produção agrícola, melhoramento de vias de acesso, entre outras atividades”, afirmou.
Apelou para que o governo distrital continue a trabalhar para a materialização do Plano Quinquenal do Governo, “que tem como principal foco garantir o bem-estar da população’.
Ainda neste mês de Agosto, as autoridades de saúde na província de Manica, com envolvimento de parceiros, vão distribuir redes mosquiteiras em 11 dos 12 distritos, excepto a cidade de Chimoio, no âmbito do combate à malária.
(AIM)
Nestor Magado/dt