
Nampula, (Moçambique), 15 Ago (AIM) – O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, (STAE), em Nampula, no norte de Moçambique, aumentou para quase o dobro o número de brigadistas que irão trabalhar, nos próximos dias, na campanha de educação cívica eleitoral, com vista às eleições autárquicas de 11 de Outubro próximo.
A informação foi partilhada nesta terça-feira, pelo director provincial do STAE, Luís Cavalo, falando à comunicação após o início da formação de 34 formadores provinciais de agentes de educação cívica eleitoral.
“Iniciou a formação a nível da provincial de 34 formadores, dos quais 28 serão apurados e contratados para serem posteriormente distribuídos pelos oito distritos municipalizados para formarem pouco mais de 500 agentes de educação cívica eleitoral”, explicou.
Questionado sobre queixas de cidadãos que vivem nas zonas de cimento e em edifícios de construção vertical que raramente recebem a visita de agentes ou investigadores, Cavalo disse que o STAE montou uma estratégia que considera adequada, em função disso.
“Primeiro temos o aumento do número de agentes. No processo passado para o recenseamento, tivemos pouco mais de 300, agora subimos para 512. Uma das estratégias que iremos adoptar é a procura porta-a-porta. Significa que os agentes irão bater à porta do máximo possível dos cidadãos eleitores”.
Destacou que “a educação cívica desempenha um papel importante no processo eleitoral, porque, a partir dela, o cidadão fica informado sobre todo o processo, direitos e deveres, também da sua importância”.
A província de Nampula conta com oito distritos municipalizados, designadamente; Nampula, Nacala, Angoche, Monapo, Malema, Ribáuè, Ilha de Moçambique e Mossuril.
(AIM)
RI(Rosa Inguane)/dt