Maputo, 17 Ago (AIM)- O Ministério moçambicano da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) tem dinheiro para a conclusão das obras de construção de escolas no país.
Para o efeito, anunciou quarta-feira (16) a disponibilidade de 500 milhões de meticais (7,828,412.16 dólares norte-americanos, ao câmbio do dia), montante a ser aplicado, prioritariamente, em empreitadas cuja execução física esteja acima de 50 por cento.
Segundo o “Notícias”, Carmelita Namashulua, ministra do pelouro, que prestou a informação em Maputo, reiterou que a edificação de infra-estruturas escolares, seu apetrechamento e manutenção continuam prioridade do sector da Educação.
A governante, que falava na abertura do IX Conselho Coordenador do Ministério, recordou que para o presente quinquénio foi planificada a construção de 3355 salas de aula para o ensino primário, das quais estão concluídas 2791, albergando 278.600 alunos.
Até ao final do primeiro semestre, mais 86 salas haviam sido construídas, reabilitadas duas escolas secundárias na província nortenha de Nampula, além da ampliação de outras três nas províncias meridional de Maputo e central da Zambézia e capital do país.
“Quero reiterar a minha exortação a todos os gestores provinciais para um maior engajamento e celeridade na construção de infra-estruturas escolares, como foi notório nos anos 2021 e 2022”, disse a ministra.
Acrescentou ser imperioso o envolvimento dos líderes comunitários, parceiros de cooperação e população em geral para que se possam eliminar turmas ao ar livre e salas precárias.
No âmbito da melhoria das condições de ensino e aprendizagem, para este ano está planificada a aquisição de 66.070 carteiras escolares, das quais foram compradas e distribuídas 8084, para 24.560 alunos.
Entretanto, a governante reconheceu que o atraso na provisão de materiais de ensino, gestão escolar, funcionamento pleno dos grupos de disciplina e o cumprimento dos programas são ainda desafios para o sector.
Neste sentido, afirmou, há necessidade de maior engajamento do sector privado para se garantir o cumprimento das actividades planificadas no âmbito do processo de ensino e aprendizagem.
(AIM)
FF