
Uma amostra da droga do tipo Anfetamina. Foto de Santos Vilanculos
Nampula (Moçambique), 16 Ago (AIM) – O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) diz estar a apertar o cerco contra os traficantes de droga que usam as praias da Ilha de Moçambique, em Nampula, no norte de Moçambique, como ponto receptor.
Como testemunho, apresentou nesta quarta-feira um indivíduo identificado pelo nome de Abibo, colaborador e irmão de um outro de nome Chawal, que se encontra encarcerado numa prisão em Nampula, de onde continuava a dirigir o tráfico de drogas a partir da cela.
A porta-voz do SERNIC em Nampula, Enina Tsinine, disse a jornalistas, que Abibo era procurado pelas autoridades e foi detido no final da tarde 14 de Agosto corrente na sua residência na Ilha de Moçambique. .
Segundo Tsinine, o detido é proprietário da viatura e droga apreendidas recentemente na Ilha de Moçambique pela Polícia, mas que conseguiu escapulir-se durante a operação.
“No caso de tráfico de droga e suborno, tivemos no passado mês de Janeiro apreensão de droga no distrito da Ilha de Moçambique, onde foram apreendidos 472 quilos de heroína e o proprietário da viatura envolvida, ao aperceber-se da presença da polícia no local fugiu. Os trabalhos de investigação culminaram na detenção do mesmo na sua residência no dia 14. Na tentativa escapulir-se tentou subornar os operativos com o valor de 368 mil meticais, que foi também apreendido”, detalhou.
Em relação ao caso de tráfico de ouro, Enina Tsinine recordou que, recentemente, o SERNIC apresentou um cidadão de origem maliana, naturalizado moçambicano, que foi surpreendido na Ilha de Moçambique na posse de 22.5 quilos.
O suspeito, que se encontra detido, denunciou o seu comparsa, um indivíduo que trabalha como operador e despachante de cargas em aeroportos.
(AIM)
RI/sg