Pretoria, 18 de Ago (AIM) – Pelo menos 6,228 pessoas foram assassinadas e outras 9,252 pessoas foram vítimas de estupro, durante o segundo trimestre do ano corrente, anunciou hoje o Major-General Norman Sekhukhune, chefe da investigação do Serviço de Polícia da África do Sul (SAPS), a uma comissão parlamentar especializada.
Segundo Sekhukhune, o número de assassinatos representa uma redução de 196 casos, ou seja 3,5 por cento comparativamente a igual período do ano anterior quando foram reportados 6,424 casos.
No caso de estupro que foram reportados 9,252 incidentes entre Abril e Junho deste ano, o que representa um decréscimo de 264 casos, que corresponde a 2,8 por cento.
O ministro sul-africano da Polícia, Bheki Cele, disse que esforços para reprimir o crime estava sendo feitos pela polícia e como resultado houve uma redução dos casos, embora reconheça que número de casos ainda é muito elevado.
Segundo o portal IOL, Cele disse ainda que todos os comissários provinciais da polícia reúnem-se todas as segundas-feiras para avaliar o grau de desempenho das operações realizadas ao longo do fim-de-semana.
Isso acontece depois que a polícia decidiu a expandir e intensificar suas operações de patrulhamento em todo o país.
Cele explicou que a polícia adoptou novas estratégias para lidar com crimes, já que eles deixaram de ser cometidos durante os fins-de-semana e actualmente tendem a acontecer durante meia de semana, entre terças e quartas-feiras os dias que registam o maior número de casos.
(AIM)
IOL/ZT