Maputo, 18 Ago (AIM) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou, esta sexta-feira (18), a aprovação de 21 forças políticas que irão participar nas VI eleições autárquicas do dia 11 de Outubro próximo.
No total, a CNE havia recebido 26 candidaturas dos partidos políticos, coligações e grupos de cidadãos.
O apuramento das candidaturas, segundo o porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, foi oficialmente apresentado no final da 20ª Sessão Extraordinária do Órgão, que teve lugar terça-feira (17), em Maputo.
“Deste processo resultou que foi aceite a lista de 10 partidos políticos; três coligações de partidos políticos e oito grupos de cidadãos eleitores proponentes”, disse Cuinica, em conferência de imprensa, em Maputo.
Segundo a fonte, na ocasião, foram também aceites as listas plurinominais fechadas de candidaturas e foram indicados os círculos eleitorais para os quais cada candidato concorre.
Cuinica falou dos resultados alcançados no processo de recepção de candidaturas dos proponentes, acto que teve lugar entre os dias 20 de Julho a 11 de Agosto corrente.
Segundo ele, dos 31 proponentes inscritos, a CNE recebeu apenas 21 listas fechadas de proponentes que apresentaram as suas candidaturas, e a apresentação formal do pedido de desistência do Partido Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS) e o Partido Revolução Democrática (RD).
“Chegou-se à conclusão de que temos seis proponentes inscritos que não chegaram a apresentar as candidaturas; dois grupos de cidadãos eleitores inscritos que apresentaram formalmente a sua desistência; e dois proponentes cujas candidaturas não foram recebidas, simplesmente porque chegaram fora dos prazos estabelecidos”, explicou.
De acordo com a fonte, terminada a fase de verificação das candidaturas, a CNE vai sortear as listas dos proponentes aceites para o posicionamento no boletim de voto e, também, para efeito de tempo de antena nos órgãos de informação, acto que terá lugar entre os dias 29 e 31 de Agosto corrente.
O resultado apresentado pela CNE só foi possível depois de um processo de verificação quantitativa e qualitativa dos documentos individuais das candidaturas, a regularidade, autenticidade dos documentos e a elegibilidade dos candidatos.
(AIM)
LW/dt