Maputo, 17 Ago (AIM) – O Projecto Energia Para Todos (PROENERGIA), liderado pela empresa pública, Electricidade de Moçambique (EDM), beneficiou, este ano, cerca de 256 mil novos consumidores em todo o país.
O facto foi tornado público esta quarta-feira (16), pelo presidente do Conselho de Administração da EDM, Marcelino Alberto, à margem do VIII Conselho Coordenador do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME).
Alberto apontou, para o reforço da rede nacional, através do programa PROENERGIA, a geração de energia por via de mini-hídricas e centrais solares, como factores que determinaram o aumento de novas ligações em todo o país.
“Estamos agora a trabalhar no projecto de Dondo (província de Sofala) que de princípio vai ser lançado ainda este ano. No dia 15 de Setembro, vamos inaugurar a central de Cuamba que é de 15 Megawatts. O projecto em referência inclui a instalação de novas baterias. Pela primeira vez vamos implementar um projecto que vai permitir gerar energia mesmo depois do raiar do sol”, disse Alberto, citado pela Rádio Moçambique, emissora pública.
O Projecto tem por objectivo intensificar o acesso à electricidade para mais famílias e empresas a nível nacional, como contributo à electrificação universal de Moçambique até 2030 definida na Estratégia Nacional de Electrificação (ENE), aprovada pelo Conselho de Ministros a 16 de Outubro de 2018.
O Projecto apoiará a expansão do acesso de energia às áreas peri-urbanas e rurais em todo o país, aproveitando e ampliando a rede eléctrica nacional existente e implantando mini-redes na base de geração solar em áreas não cobertas pela rede nacional.
(AIM)
Leonel Ngwetsa (LW)/dt