Maputo, 17 Ago (AIM) – Pelo menos 1.189 famílias do distrito de Moatize, província de Tete, vão beneficiar de um Programa de Apoio Produtivo às Família, uma iniciativa da mineradora Vulcan, que opera naquela região do centro de Moçambique.
Trata-se das famílias das comunidades de Cateme, Ntchenga e Mphandue, naquele distrito rico de minérios, sobretudo o carvão mineral.
O Programa, segundo um comunicado de imprensa da Vulcan enviado hoje à AIM, foi lançado segunda-feira, numa cerimónia dirigida pelo governador de Tete, Domingos Viola.
Na ocasião, o governador explicou que o programa tem como objectivos aumentar a produção e produtividade agrícola, contribuir para segurança alimentar e nutricional bem como gerar renda para as famílias.
Viola congratulou a Vulcan pela iniciativa e apelou à comunidade a produzir para combater a fome.
“Continuemos a trabalhar a terra, porque de todos os problemas que temos o principal que devemos garantir para resolver todos os outros é termos comida na mesa”, disse o dirigente, citado no comunicado.
Por sua vez, o representante da Vulcan, Victor Zimba, destacou as acções que serão desenvolvidas pela empresa para aumentar os níveis de produção.
“Para a comunidade de Cateme serão lavrados, a tractor, 759 hectares para igual número de produtores que vão beneficiar de treinamento em novas técnicas de produção, sementes certificadas de milho, gergelim e amendoim e outros insumos agrícolas”, explicou.
Das 1189 famílias contempladas, 712 são do reassentamento de Cateme, 47 de Cateme Sede, 430 das comunidades de Ntchenga e Mphandue.
(AIM)
dt/sg