Chimoio (Moçambique) 20 Ago (AIM) – O Conselho Municipal de Chimoio (CMC), província de Manica, centro de Moçambique, considera positivo o nível de implementação do Plano de Actividades e Orçamento Municipal (PAOM), ao alcançar 141 acções das 157 planificadas para o presente ano, que representa um grau de realização de 89,8 por cento.
O edil de Chimoio, João Ferreira, aponta a reabilitação das ruas, melhoria dos sistemas de abastecimento de água potável, construção de pontecas que permite ligação entre bairros, saneamento do meio, expansão da rede eléctrica, parcelamento de área para atribuição de terrenos aos munícipes, entre outras, como as actividades realizadas nos últimos seis meses.
Ferreira falava este sábado (19), na sessão extraordinária do Conselho Municipal de Chimoio, por ocasião da visita do secretário de Estado, Dick Kassotche, à cidade de Chimoio.
“Esta avaliação é dos primeiros seis meses deste ano. Realizamos grande parte das actividades que estavam programadas. Aquilo que ainda não realizamos, ainda temos o tempo que nos resta para realizarmos em 100 por cento o nosso plano de actividades”.
Disse que como perspectivas para os próximos tempos, a edilidade vai construir um infantário provincial, um aterro sanitário e a conclusão de outras obras em fase de acabamento.
Para o efeito, a edilidade já tem um financiamento para a materialização deste plano que contará com o apoio de alguns parceiros, principalmente do sector privado.
“No que diz respeito a cobranças de receitas, o município colectou 59.457.430, 68 meticais, dos 126.552.569,07 meticais previstos para 2023. Isso representa 46,98 por cento do cumprimento do plano anual e 25,86 por cento do decréscimo quando comparado com igual período de 2022”, disse João Ferreira.
Já o secretário de estado, Dick Kassotche, desafiou a edilidade a trabalhar para a satisfação dos munícipes.
Disse que os munícipes esperam muito da edilidade, daí que deverá trabalhar para elevar a qualidade de vida dos residentes de Chimoio.
“Saudamos o vosso empenho na resolução dos problemas da população deste município. A equipa dinâmica que tudo tem feito para tornar esta cidade uma referência. O desafio é manter a cidade cada vez melhor e tornar-se uma referência no país”, referiu Dick Kassotche.
Em Chimoio, Dick Kassotche visitou algumas obras erguidas em parceria com o sector público-privado, bem como a oficina municipal e outros empreendimentos socioeconómicos.
A visita de dois dias à cidade de Chimoio, que terminou sábado, surge no âmbito da governação aberta, participativa e inclusiva.
(AIM)
NM/sg