Nampula (Moçambique), 20 Ago (AIM) – O surto de cólera que eclodiu no mês passado em Nampula, já provocou seis óbitos nesta província do norte de Moçambique, revelam dados colhidos pela AIM junto do Serviço Provincial de Saúde.
Acresce a este número 13 pessoas que se encontram actualmente internadas no centro de tratamento instalado na cidade capital provincial.
Refira-se que de um cumulativo de 3.199 casos positivos diagnosticados na província, 2.423 pacientes estiveram internados em unidades sanitárias dos distritos de Nampula, Eráti e Meconta.
A fonte disse ainda que, nas últimas 48 horas, 13 pessoas deram entrada no centro de tratamento de cólera da cidade de Nampula, local onde o surto tem sido mais intenso.
Do total dos casos já referidos 653 foram no distrito de Nampula, 301 em Eráti e 112 em Meconta.
As autoridades sanitárias decidiram, entretanto, declarar os distritos de Nacala e Memba livres do actual surto.
Na cidade de Nampula, onde ocorreu o maior número de casos, destacam-se os bairros de Carrupeia, Mutaunha, Namutequeliua, Namicopo, Anchilo, Muhala e Murrapaniua.
A actual situação de casos de cólera contrasta com o que aconteceu no primeiro semestre deste ano, quando o sector da Saúde declarou redução de casos de doenças diarreicas.
A AIM apurou que no ano passado, Nampula não registou casos de cólera, enquanto em 2021 reportou 1.467 que resultaram em 13 óbitos.
Na província de Nampula o sector da Saúde instalou cinco postos sentinela para fazer o despiste de casos de cólera.
(AIM)
RI/sg