Londres, 21 Ago (AIM) – A especialista em logística internacional, Unifeeder, acaba de adicionar o porto central moçambicano de Beira ao seu serviço Moçambique-Índia-Jebel Ali para impulsionar o comércio e a conectividade.
A nova rede transporta contentores no trajecto de ida e volta de Maputo, Jebel Ali (Dubai), Mundra (Índia), Nhava Sheva (Índia), Mombasa (Quénia), Beira e Maputo.
Em comunicado de imprensa, a Unifeeder enfatiza que Beira é um porto estratégico que desempenha um papel crucial na conexão dos países sem litoral, como Zimbabwe, Zâmbia e Malawi, ao comércio global. Acrescenta que “sua localização estratégica e infra-estrutura eficiente o tornam um hub fundamental para o comércio na região”.
Segundo a Unifeeder, como resultado da integração de Beira à rede existente de cadeia de suprimentos, os clientes podem esperar serviços de transporte mais eficientes e confiáveis.
Em particular, “o fluxo contínuo de mercadorias e commodities entre a Índia, o Oriente Médio e a África Oriental não apenas reduzirá os tempos de trânsito, mas também diminuirá os custos, beneficiando empresas de todos os tamanhos. Essa conectividade aprimorada desbloqueará novas rotas comerciais, permitindo que as empresas explorem mercados inexplorados e expandam o seu alcance”.
A Unifeeder é uma subsidiária da DP World, uma empresa multinacional de logística que detém uma concessão de 30 anos para operar o terminal de contentores no Porto de Maputo até 2033, com opção de prorrogação por mais 10 anos. Globalmente, a DP World obteve um lucro de 651 milhões de dólares norte-americanos no primeiro semestre de 2023.
(AIM)
jhu/FF