Lisboa, 20 Ago (AIM)- O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, vai realizar visita de Estado à Polónia de 20 a 25 de Agosto, um ano depois do convite que recebeu do seu homólogo polaco, Andrzej Sebastian Duda, uma oportunidade de ouro para concretizar a prometida incursão à Ucrânia, para a qual também já foi convidado no ano passado.
A Polónia e a Ucrânia são vizinhos e as datas da viagem de Marcelo Rebelo de Sousa à Varsóvia (capital polaca) coincidem com as previsões de Belém de que a visita à Ucrânia se realizaria no Verão, escreve a imprensa lisboeta.
Marcelo Rebelo de Sousa pediu à Assembleia da República (AR), o Parlamento português, o assentimento para se deslocar à Polónia entre os dias 20 e 25 de Agosto (datas-limite para a ausência do país no âmbito desta deslocação), cumprindo a exigência constitucional, e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, formalizou o projecto de resolução para a autorização do Parlamento nesse sentido. No entanto, devido às férias parlamentares, esse pedido só deverá ser aprovado a posteriori na reunião da comissão permanente marcada para 6 de Setembro.
No final de Julho, o semanário ‘Expresso’ adiantava que Marcelo estava a contar ir a Kiev na última quinzena de Agosto ou início de Setembro, “se a situação no terreno’ o permitisse. O convite foi feito pelo Presidente ucraniano durante a visita de António Costa a Kiev, em Maio de 2022, e na altura o chefe de Estado admitiu a possibilidade de se deslocar à Ucrânia quando o Governo entendesse necessário e se fosse vantajoso para o interesse de Portugal.
Depois disso, também o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, se deslocou a Kiev.
(AIM)
DM
Relacionadas
2024-08-10