
Maputo, 26 Ago (AIM) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) exorta aos agentes de educação cívica neutralidade, imparcialidade e evitarem tomar posições a favor de determinados partidos políticos, grupos de cidadãos eleitores, proponentes ou candidatos às VI eleições autárquicas agendadas para 11 de Outubro próximo.
Segundo a Presidente da Comissão Provincial de Eleições na Cidade de Maputo, Ana Chemane, os agentes devem ser exemplo na transparência e actuação com dignidade, ética e profissionalismo em linha com o elevado grau de profissionalismo e valores éticos daquele órgão.
“Devem ser exemplo da imparcialidade e neutralidade. Queremos apelar aos agentes de educação cívica eleitoral para que as suas actividades sejam abrangentes e exerçam com zelo e disciplina a missão que lhes foi confiada”, disse Chemane, hoje, em Maputo, durante o lançamento da campanha de educação cívica eleitoral, que decorre de 26 de Agosto a 24 de Setembro próximo.
Segundo Chemane, a educação cívica é a chave e condição imprescindível para o sucesso de todo processo eleitoral que culminará com o processo de votação. Por isso, pede a contribuição dos agentes cívicos para que as eleições sejam livres, justas e transparentes.
“Deveis guiar-vos pelos princípios de conduta destes órgãos. Devem ser exemplo na dedicação, no sentido de desempenharem as actividades com objectividade, dinamismo, criatividade e, acima de tudo, respeitando os valores que caracterizam estes órgãos”, sublinhou.
A campanha de educação cívica eleitoral é uma das fases cruciais do processo eleitoral, pois constitui a condição indispensável e determinante na preparação, mobilização, sensibilização e esclarecimento aos cidadãos para o exercício consciente do seu direito a voto.
O acto segundo a fonte, irá decorrer nos sete distritos municipais da capital do país, os agentes vão poder interagir com diferentes segmentos da sociedade e poderão visitar residências, locais de trabalho, locais de culto, mercados, escolas, lugares de maior aglomeração populacional, entre outros.
Ao nível da cidade de Maputo, foram escritos 635.287 eleitores e, para este exercício, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) conta com 350 agentes de educação cívica.
Segundo o STAE, serão montadas 889 mesas de assembleia de voto nos 192 locais de recenseamento.
Serão eleitos no dia 11 de Outubro próximo, membros de assembleias autárquicas e o presidente do conselho autárquico.
(AIM)
LW/sg