
Feira Internacional de Maputo. Foto arquivo
Maputo, 27 Ago (AIM) – Tudo está a posto para a abertura, segunda-feira (28), da 58ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), um evento que conta com a presença de pelo menos 25 países e mais de dois mil expositores nacionais e estrangeiros.
No presente ano, a FACIM decorre sob o lema: “Industrialização Inovação e Diversificação da Economia Nacional’. O lema reflecte a aposta do governo que é de industrializar Moçambique para catapultar o desenvolvimento do país, bem como criar empregos para milhares de jovens em todo o país.
Aliás, a industrialização foi um dos temas do encontro mantido semana passada em Maputo, entre o Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e seu homólogo da Indonésia, Joko Widodo.
Os organizadores do evento esperam receber mais de 50 mil visitantes nacionais e estrangeiros.
A cerimónia oficial de abertura será presidida pelo Chefe de Estado moçambicano.
O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPRH), Carlos Mesquita, que hoje visitou a FACIM para se inteirar dos preparativos, disse que ‘esta é uma boa oportunidade para passar a qualidade e a quantidade dos serviços que prestamos e também trazermos experiências para trocarmos com outros países. […] Moçambique contínua sendo o foco das atracões não só em termos de recursos minerais, mas também em termos de capacidade humana para fazermos mais do que temos estado a fazer agora’, disse Mesquita.
“Queremos garantir aquilo que é o desenvolvimento sustentável o mais rápido possível. A nossa interacção com a região é extremamente importante’, sublinhou o governante.
Durante uma ronda feita pela reportagem da AIM, nos variados stands e pavilhões preparados para a exposição de produtos nacionais e estrangeiros, constatou-se um movimento desusado de pessoas a fazer os últimos arranjos para que tudo esteja pronto até esta segunda-feira (28).
A nossa reportagem recebeu garantias de alguns expositores que, até segunda-feira, as portas estarão abertas para o inicio desta edição da FACIM 2023.
Em atrevista ao Ivam Wamusse, carpinteiro no pavilhão das obras públicas, assegurou que tudo estará pronto até o final do dia de hoje.
‘Estamos aqui a fazer os preparativos da FACIM, como vê pelo trabalho que está a ser feito estamos quase a 80 por cento das obras de execução, nos dias anteriores não dormíamos e só íamos para casa a madrugada. Estamos a fazer de tudo para finalizarmos até a noite”, afirmou.
(AIM)
LW/sg