Marracuene (Moçambique) , 29 de Ago (AIM) – A província meridional de Maputo aprovou, no ano passado, um conjunto de projectos de investimento orçados em 957 milhões de dólares.
Como resultado, segundo o governador da província de Maputo, Júlio Parruque, está em curso a construção de uma grande fábrica de material cerâmico para a indústria de construção civil.
“No ano passado, 2022, Maputo província provou uma carteira de projectos de investimento no valor global de 957 milhões de dólares”, disse Parruque que falava segunda-feira (28) primeiro dia da abertura da 58ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM).
A fábrica de cerâmica, afirma a fonte, significa um investimento de pouco mais de 100 milhões de dólares e possui um potencial para empregar mais de quatro mil trabalhadores, em particular jovens.
Referiu que os investimento e a obra em curso resultam da campanha de diplomacia económica promovida pelo Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi.
“Com certeza, a província de Maputo está a sentir, na prática, o resultado das missões diplomáticas que o nosso presidente realiza no estrangeiro”, disse.
Refira-se que a província de Maputo está num processo de recuperação da economia local, depois das cheias e inundações ocorridas no primeiro trimestre deste ano que afectaram em particular o sector da agricultura, incluindo a parte da indústria do açúcar.
(AIM)
SC/sg