Maputo, 31 Ago (AIM) – A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) alcançou, nos primeiros seis meses deste ano, uma produção de 8.013,6GWh, cifra que supera o plano de produção semestral em 14,8 por cento e em 0,6 por cento, se comparado com o período homólogo de 2022.
Em comunicado de imprensa, a empresa, localizada na província de Tete, centro de Moçambique, refere que está na fase final de preparação da implementação de projectos de reabilitação e modernização do seu parque electroprodutor que terão impacto multiplicador na sua performance de produção.
“Ao mesmo tempo, a HCB colocou em carteira a perspectiva de realização de projectos de produção de energia, de curto e médio prazos, através de fontes alternativas, com destaque para a construção de uma central fotovoltaica de até 400MW, com possibilidade de evoluir no futuro”, frisa a fonte, citada pelo “Notícias”.
A longo prazo, acrescenta o comunicado, “a empresa está a conduzir reflexões estratégicas com vista à reactivação do projecto [central hidroeléctrica] Cahora Bassa Norte, para atender à crescente demanda energética de Moçambique e da região, face à crise que se vem assistindo”.
Em relação aos recursos hídricos disponíveis, a empresa encerrou o primeiro semestre de 2023 com armazenamento em 92,5 por cento do seu volume útil, correspondente à cota da superfície de água na Albufeira de 324,5 metros em relação ao nível médio das águas do mar, e “afigura-se satisfatório para garantir a produção orçamentada até o final do ano, estimada em 14.291,6 GWh”.
(AIM)
FF/mz