Maputo, 01 Set (AIM)- O corredor ferroviário contínuo implementado desde Abril pelas transportadoras estatais de Moçambique e África do Sul vai ser alargado a partir desta sexta-feira (01 de Setembro) ao transporte de crómio e ferrocrómio, anunciaram as empresas Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e Transnet Freight Rail (TFR).
Em comunicado conjunto, as empresas CFM e TFR anunciam que o acordo histórico em vigor desde 01 de Abril para permitir a operação contínua de comboios entre os dois países será expandido para fluxos de crómio e ferrocrómio a três comboios por dia.
Este acordo permite a passagem ininterrupta dos comboios de carga entre os dois países, reduzindo os tempos de trânsito, aumentando o volume transportado.
A implementação do acordo seguiu-se a um período de 90 dias, em que as duas empresas desenvolveram um projecto piloto para demonstrar a viabilidade deste canal contínuo, que integra o “Corredor Nordeste” da TFR.
Trata-se de um canal de exportação chave para a exportação de matéria-prima moçambicana como magnetite, cromo, ferrocrómio, fosfato de rocha e carvão.
(AIM)
FF
Relacionadas
2024-12-09