Maputo, 01 Set (AIM)- A Empresa Municipal Transportes Públicos de Maputo (EMTPM) está em processo de aquisição de 110 autocarros para melhorar as condições de mobilidade na área metropolitana do Grande Maputo, zona ao sul de Moçambique.
O administrador de operações e tráfego da EMTPM, Adelino Buquane, disse ao “Notícias” que o primeiro lote de 60 autocarros chegará até Dezembro e o remanescente deverá entrar em circulação no próximo ano.
Segundo Buquane, o processo de aquisição dos autocarros está, neste momento, dependente de um financiamento a ser disponibilizado por um banco comercial, que a princípio deverá ser fechado em breve.
Explicou que dos 110 veículos em aquisição 10 serão mini-“buses”, sendo a primeira vez na história da empresa a importar este tipo de viaturas para o transporte público.
“Adquirimos recentemente dois mini-“buses”, modelo que está a ser usado para preparar a tripulação de modo que quando os outros 10 chegarem tenham experiência em lidar com este tipo de meios circulantes”, disse.
A compra destas viaturas, segundo Buquane, permitirá à empresa reforçar as rotas existentes e reactivar algumas antigas bem como atender às necessidades resultantes da expansão urbana para novos bairros.
Buquane deixou como mistério ainda por desvendar a marca e proveniência dos autocarros. Porém, garantiu que, diferentemente do anterior lote, estes serão movidos a diesel e a sua manutenção deverá ser assegurada pela empresa importadora.
Para o efeito, consta do contrato a obrigatoriedade do fabricante ter um engenheiro residente no país.
Actualmente a EMTPM opera uma frota de pouco mais de 60 autocarros, na sua maioria movidos a gás, um número insuficiente para responder à demanda de transporte na Região Metropolitana do Grande Maputo.
A Área Metropolitana de Maputo inclui além do município de Maputo, as cidades de Boane, Matola e o distrito de Marracuene.
Segundo a mais recente estimativa populacional a área metropolitana tem actualmente por volta de 3.000.000 habitantes.
(AIM)
FF