Maputo, 05 Set (AIM) – A multinacional indiana Vulcan, que extrai carvão no distrito de Moatize, na província central moçambicana de Tete, está a rever os seus contratos com vários fornecedores de bens e serviços devido à queda dramática dos preços do carvão no mercado internacional
Segundo dados do site “Trading Economics”, só num ano o preço caiu 289 dólares norte-americanos por tonelada, estando actualmente em 147 dólares por tonelada. Sem muito valor no mercado global, as exportações de carvão de Moçambique também tendem a cair, o que acaba por prejudicar a economia nacional.
“No final de Abril de 2022, ano em que a indiana Vulcan iniciou a extracção de carvão no distrito de Moatize, província de Tete (após a saída da brasileira Vale), o preço do mineral no mercado internacional era de 328 dólares norte-americanos por tonelada. Contudo, de Maio a Julho, o carvão valorizou-se consideravelmente, atingindo os 408 dólares (em Maio), 387 dólares (em Junho) e 405 dólares (em Julho)”, lê-se no documento.
No final de Agosto de 2022, segundo o documento, o preço subiu ainda mais, para 436 dólares por tonelada, mas desde então o valor do carvão caiu drasticamente, situando-se em 147 dólares por tonelada em meados de Agosto de 2023, o que representa um queda de 289 dólares por tonelada, mais de metade do preço do mesmo mês de 2022.
A queda drástica começou no início de 2023, porque de Setembro a Dezembro de 2022, o preço médio em cada final de mês foi de 395,5 dólares por tonelada. Em Janeiro de 2023, porém, o preço caiu para 236 dólares por tonelada. O preço caiu ainda mais para 189 dólares em Fevereiro e 180 dólares por tonelada em Março. Em Abril, o valor do carvão subiu ligeiramente, situando-se o preço nos 191 dólares por tonelada, mas em Maio o preço caiu para 131 dólares por tonelada. O preço por tonelada era de 127 dólares em Junho de 2023, 137 dólares no final de Julho e em 17 de Agosto o preço de uma tonelada de carvão era de 147 dólares.
Com o seu baixo valor no mercado internacional, as exportações de carvão caíram no primeiro trimestre de 2023, segundo números publicados há poucos dias pelo Banco de Moçambique no seu Relatório Trimestral da Balança de Pagamentos.
O Banco de Moçambique mostra que as receitas provenientes das exportações de carvão caíram de 540 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2022 para 460 milhões de dólares, no mesmo período deste ano.
A queda do preço do carvão (entre outras commodities importantes) no mercado internacional reflecte as perspectivas de um abrandamento do crescimento da economia mundial.
Anoop Kumar, director-geral da Vulcan, citado pelo jornal independente “Carta de Moçambique”, prometeu responder dentro de poucos dias às questões levantadas sobre as operações da mineradora em Tete, incluindo os rumores de que favorece fornecedores indianos em detrimento de moçambicanos e sul-africanos, que fazem negócios com a Vale há anos.
Desde Abril de 2022, a Vulcan é a empresa operadora da Mina de Carvão de Moatize, uma subsidiária 100 por cento da Vulcan International, com ligações accionistas a um dos maiores produtores de aço do Médio Oriente, que possui um portfólio diversificado de produtos e alcance de mercado global em mais de 25 países e em seis continentes.
(AIM)
Ad/FF