Londres, 4 Set (AIM) – A Cornelder de Moçambique, empresa privada que opera o porto de Beira, província central de Sofala, anunciou a entrada de uma sexta companhia de navegação a Ocean Network Express (ONE).
Segundo um comunicado de imprensa emitido pela empresa na segunda-feira, a ONE, que é representada em Moçambique pela Manica Freight Services, começou a operar a 31 de Agosto, quando o navio Penang Bridge, atracou no porto da Beira por volta das 16h45.
A ONE possui um acordo de partilha de espaço com a companhia internacional de logística UNIFEEDER que, em meados de Agosto, adicionou Beira no seu serviço Moçambique-Índia-Jebel Ali. Ao abrigo do acordo, a ONE também transportará contentores da UNIFEEDER para Beira em sua rota quinzenal Beira-Maputo-Mombaça-Índia-Oriente Médio.
Segundo o director de operações da Cornelder Moçambique, Miguel de Jenga, a adição da nova companhia de navegação ONE vai oferecer mais opções aos importadores e exportadores que utilizam o Corredor de Beira, que cobre o centro de Moçambique e países do interior. Acrescentou que haverá ganhos económicos para exportadores e importadores devido à ‘competitividade entre as companhias de navegação”.
Ahmad Ali Haffejee, director da Manica Freight Services em Beira, que é o agente da ONE, exprimiu a sua satisfação pelo facto de a sua empresa, que já opera no Porto de Maputo, agora também operar em Beira.
“A Cornelder de Moçambique está a fazer grandes investimentos no Porto de Beira. Isso nos agrada e beneficia a todos nós”, disse.
A Ocean Network Express (ONE) é a sexta companhia de navegação a operar no Porto de Beira, juntando-se à MSC, PIL, MAERSK, CMA-CGM e Gold Star Line (GSL).
A Ocean Network Express é a sexta maior companhia de navegação do mundo, com uma participação de mercado de 6,6 por cento. Foi fundada em 2017 como resultado da fusão das maiores empresas de navegação japonesas: K Line (Kawasaki Kisen Kaisha), MOL (Mitsui O.S.K. Lines) e NYK (Nippon Yusen Kabushiki Kaisha).
Possui uma frota com mais de 220 embarcações, incluindo um grande número de Navios Porta-Contentores Grandes (de 10.000 a 20.000 TEU) e Navios Porta-Contentores Ultra Grandes com capacidade superior a 20.000 TEU.
(AIM)
jhu/ sg