Maputo, 05 Set (AIM) – O governo moçambicano aprovou nos últimos três anos 742 novos projectos orçados em 6,2 mil milhões de dólares.
O dado foi dado a conhecer na segunda-feira (05) pelo ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, durante a abertura do XXI Conselho Coordenador do seu pelouro.
Segundo explica o Governante, o número vai contribuir para o crescimento da produção industrial em Moçambique.
“Estes dados devem impulsionar o aumento da produção industrial do país, olhando tanto para o mercado interno assim como o mercado internacional e, consequentemente, contribuir para o melhoramento da balança comercial”, disse Moreno.
No mesmo período, foram licenciadas cerca de 92.457 empresas, das quais 2.026 novas indústrias através da plataforma eBAU, sistema digital de prestação de serviços públicos sob tutela do Ministério da Indústria e Comércio (MIC).
O ministro diz que iniciou que o MIC já arrancou com o mapeamento dos estabelecimentos industriais, um exercício que visa colher informações sobre o perfil do parque industrial nacional em termos quantitativos e qualitativos, bem como as características da produção industrial nacional.
Quanto ao sector da Indústria e Comércio, apesar do impacto dos desastres naturais e dos conflitos geopolíticos, até o final do primeiro semestre do corrente ano registou-se um “desempenho médio estável”, anunciou o ministro.
“Atenção especial deve ser dada a indústria transformadora que vem registando um decréscimo anual médio de 0,26 pontos percentuais, passando de 7,8 por cento em 2020 para 7,4 por cento do PIB em 2022”’, alertou.
Esta percentagem está muito aquém da meta dos nove por cento que o sector se propôs a atingir..
No geral, quanto a produção industrial, o grau de cumprimento foi de 70 por cento da meta planificada para o quinquénio 2020-2024.
Por isso, a industrialização de Moçambique constitui uma das grandes prioridades do governo.
(AIM)
CC/sg