
Maputo, 07 Set (AIM) – O partido Revolução Democrática (RD) já não vai participar em 10 dos 65 municípios de Moçambique nas VI eleições autárquicas de 1 de Outubro próximo devido à irregularidades detectadas em duas listas de candidaturas.
As listas rejeitadas do RD, novo partido formado por dissidentes da Renamo, o maior partido da oposição no país, são do município da cidade de Nampula (província nortenha de Nampula) e de Chimoio, capital da província central de Manica.
Assim, o partido vai concorrer nos municípios de Maputo (capital do país), Matola e Matola-Rio (na província meridional de Maputo), Marromeu (central de Sofala), Tete (central de Tete), Nacala-Porto (nortenha de Nampula), Lichinga e Metangula (na província setentrional de Niassa).
Falando durante uma conferência de imprensa convocada para anunciar as últimas deliberações da Comissão Nacional de Eleições (CNE), o porta-voz daquele órgão colegial, Paulo Cuinica, explicou que as cidades de Chimoio e Nampula foram rejeitadas “porque [RD] não conseguiu suprir as irregularidades detectadas”.
Cuinica referiu que hoje, a CNE já aprovou os modelos dos boletins de voto, de acta e do edital, e a sua produção inicia próxima semana.
“Portanto, estão criadas as condições para a produção desses materiais que são determinantes para a realização das eleições”, vincou.
Concorrem para as VI eleições autárquicas 21 forças políticas, de um total de 26 candidaturas dos partidos políticos, coligações e grupos de cidadãos que a CNE havia recebido.
(AIM)
Ac/FF