
Presidente da República, Filipe Nyusi, na IX Gala Jovem Criativo que decorreu na cidade de Chimoio, capital da província de Manica
Chimoio (Moçambique), 08 Set (AIM) – Quinze jovens, em representação de todas as províncias do país, foram distinguidos na IX Gala Jovem Criativo que decorreu esta sexta-feira (08) na cidade de Chimoio, capital da província de Manica, centro de Moçambique.
O evento dirigido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, foi organizado pela Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, e parceiros.
Trata-se de jovens que concorreram nas categorias de criação artística, empreendedorismo e inovação tecnológica.
Cada jovem distinguido recebeu 140 mil meticais (aproximdamente 2.200 usd), um relógio inteligente, troféu, kits de cosméticos, certificado de participação e um computador.
Os galardoados foram selecionados entre vários concorrentes com mais de 150 projectos inovadores e criativos.
A seleção dos melhores jovens começou a nivel distrital, envolvendo mais de 2.270 concorrentes.
Depois seguiram as fases provincial e nacional.
Intervindo na ocasião, o Presidente Filipe Nyusi disse que se juntou aos jovens para comemorar o momento com os vencedores do concurso “Jovem Criativo”.
A iniciativa visa potenciar as capacidades dos jovens e estimular a camada e, ainda, descobrir talentos que possam contribuir para o crescimento do país.
“Essa iniciativa contribui para a afirmação da juventude moçambicana, combate a ociosidade, e reduz o consumo do álcool que afecta a saúde e compromete o desenvolvimento de Moçambique. O governo incentiva a geração da riqueza”, disse Nyusi.
O Presidente afirmou que a iniciativa induz os jovens a não serem apenas pessoas passivas e que reclamam sobre alguns aspectos, mas para que estejam conscientes de que só com o trabalho é que podem contribuir para Moçambique.
“Temos imensos recursos naturais, terras aráveis e outras potencialidades. Precisamos de jovens trabalhadores porque são o garante do futuro. Organizem-se bem porque vao continuar com os projectos de hoje para o futuro. Tudo será dirigido por vocês jovens”, acrescentou.
Frisou que “a solução dos problemas do país está com a juventude”.
“O mundo vive hoje momentos históricos marcados por vários desafios. Um deles são as mudanças climáticas, os efeitos da pandemia da COVID-19 e o terrorismo que afecta alguns distritos da província de Cabo Delgado. Saudamos esses jovens que defendem a nossa pátria para que possamos, todos, empreender em prol do desenvolvimento do país”, sublinhou.
Lembrou que é preciso pensar em Moçambique e no seu crescimento.
Para isso, cada um dos moçambicanos tem o dever de fazer a sua parte, trazendo ideias inovadoras e soluções para os problemas que afectam a própria juventude.
Nyusi disse que os jovens, independentemente do ramo de actividade em que estiverem inseridos, podem contribuir para o desenvolvimento de Moçambique, num espírito de paz, reconciliação e de unidade nacional.
“Todos os concorrentes, para este prêmio, ganharam. Não podíamos premiar todos, mas foram selecionados os melhores por um júri que consideramos competente. Assumam, desde já, a responsabilidade de agentes transformadores. Trabalhem com os outros jovens para a materialização dos vossos projectos”, orientou.
O Presidente da República saudou os organizadores da iniciativa pela forma como tem levado a cabo a iniciativa de empoderar a juventude.
Na IX Gala Jovem Criativo também foram entregues certificados a todos os membros do júri que estiveram envolvidos na selecção dos trabalhos apresentados e conferiu-se título aos 15 jovens criativos.
(AIM)
NM/mz