
Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, deposita uma coroa de flores na cidade de Maxixe, província de Inhambane, durante as cerimónias de 7 de Setembro, Dia da Vitória
Maputo, 06 Set (AIM) – O Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, distinguiu através de Decreto Presidencial 1.190 cidadãos nacionais com a “Medalha Veterano da Luta de Libertação de Moçambique”.
Um comunicado da Presidência da Republica refere que a distinção surge ao abrigo das competências que lhe são conferidas pela Constituição da República de Moçambique.
“A distinção pelo Chefe do Estado das figuras acima referidas surge em reconhecimento da sua participação activa na Luta de Libertação da Pátria Moçambicana, nas frentes da luta armada ou clandestina, do combate diplomático e da informação e propaganda, da batalha pelo triunfo da independência, bem como do esforço abnegado tendente a valorizar as conquistas da independência nacional, da moçambicanidade e do desenvolvimento nacional”, lê-se no documento.
Em Despacho Presidencial, o Chefe do Estado delegou poderes ao Secretário de Estado da Cidade de Maputo e de todas províncias do país para a imposição ou entrega das insígnias dos Títulos Honoríficos e Condecorações a cidadãos nacionais, no dia 07 de Setembro de 2023.
O evento coincide com a celebração do 49º aniversário do 07 de Setembro, também designado por Dia da Vitoria.
Foi nesta data em 1974 que foram assinados na capital da Zâmbia, entre a Frente de Libertação de Moçambique e o Estado português, o Acordo de Lusaka. Com o acordo o Estado português reconheceu formalmente o direito do povo moçambicano à independência.
(AIM)
sg