
Maputo, 09 Set (AIM) – A selecção moçambicana de futebol, vulgo Mambas, garantiu hoje a qualificação para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN-2023), a ter lugar na Costa de Marfim,13 anos depois da sua última participação.
Com efeito, os Mambas derrotaram a congênere do Benin, por 3-2, em partida da derradeira jornada da fase de grupos, realizada no Estado do Zimpeto, em Maputo.
O jogo não começou bem para os Mambas, apesar de terem entrado com vontade de pressionar, mas um golo de Steve Mounié, de grande penalidade, aos 20 minutos, colocou em risco o sonho dos moçambicanos.
Porém, sete minutos depois, os Mambas “arrefeceram” os corações dos mais de 30 milhões de moçambicanos, ao marcarem o golo de empate, por intermédio de Witi, com a assistência de Bruno Langa. Se o jogo tivesse que terminar naquele instante, Moçambique garantiria a qualificação, mas ainda era cedo.
Quatro minutos depois, os Mambas fazem a reviravolta, com o golo de Guima, que se estreia na selecção moçambicana com a “chave de ouro”. A primeira parte terminou com o resultado de 2-1, a favor de Moçambique.
No reatamento, o cenário se repetiu, porque o Benin voltou a pôr em causa o apuramento dos Mambas, ao apontar o golo de empate aos 50 minutos, por intermédio de Jodel Dossou, e o ambiente de suspense voltou a ensombrar as almas dos moçambicanos, pois, mais um golo do adversário iria aterrar os Mambas fora da face final do CAN.
Embora esse resultado fosse suficiente para a passagem à fase seguinte, era muito arriscado, daí que, os jovens da “pérola do Indico” arregaçaram as mangas e foram à procura do tento de conforto.
Como, sois dizer, “quem procura encontra”, eis que, aos 90+4 minutos, surge o golo de Clésio, com a assistência de Geny Catamo, que fez explodir o Zimpeto e, de novo, os corações dos milhões de moçambicanos, que, de passo em passo, foram gritando “Já lá estamos”.
(AIM)
dt