Maputo, 10 de Set (AIM) – Moçambique vai apresentar, em Dezembro próximo, na Conferência das Partes (COP28), o plano de acção do país para adaptação às mudanças climáticas, numa conferência que vai decorrer em Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU).
Segundo a ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibasse, citada pela Rádio Moçambique, estação pública, no evento será apresentado, igualmente, o plano de operacionalização da declaração de Maputo sobre a conservação da Floresta de Miombo e do Grande Zambeze.
A Declaração de Maputo Sobre o Miombo, assumida por dez países da região austral de África, é um instrumento de cooperação regional que visa acelerar a busca de recursos para a regeneração do ecossistema florestal a nível da bacia hidrográfica do Zambeze, Rio Congo e seus afluentes, bem como colocar o Miombo na agenda das discussões globais sobre o ambiente.
Maibaze falava no âmbito da apresentação dos passos que seguem à Declaração do Nairóbi adoptada na Cimeira Africana do Clima, realizada no Quénia, semana passada.
“Os países africanos devem se candidatar para acolherem as próximas reuniões desta cimeira africana do clima, que surgem basicamente como uma forma de o continente africano se juntar e fazer ouvir a sua voz com relação aos problemas climáticos que o continente tem sofrido”, anotou a ministra.
A COP28 será a primeira avaliação formal do progresso dos países em relação ao objectivo do Acordo de Paris de limitar as alterações climáticas a 1,5 Celsius de aquecimento. As actuais políticas e promessas dos países não permitem atingir esse objectivo.
A COP28 será realizada entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro do ano em curso na Expo City Dubai, EAU.
(AIM)
SC/dt