Chimoio (Moçambique), 13 Set (AIM) – As autoridades de saúde na província de Manica, centro de Moçambique, estabeleceram como meta vacinar, contra a poliomielite, mais de 1.6 milhão de crianças menores de 15 anos de idade.
Para o alcance da meta provincial durante a IX ronda de vacinação, que em todo ᴏ país iniciou esta quarta-feira com término previsto para sábado, várias equipas de trabalho estão organizadas para assegurar o sucesso da campanha, nos doze distritos de Manica.
As equipas passarão pelos mercados, escolas, centros infantis e outros locais de aglomerado populacional.
Também será feita numa estratégia porta – a – porta, tal como anunciou o chefe de departamento de saúde pública, no Serviço Provincial de Saúde, em Manica, Nuno Horácio.
A fonte disse estar assegurada toda a logística para que o processo decorra sem grandes sobressaltos.
Foram criadas, em toda a província de Manica, 2.026 brigadas compostas por vacinadores e registradores.
“Todo o material já está nas unidades sanitárias e outros locais identificados para a vacinação. Para além de brigadas fixas, também teremos equipas móveis que deslocar-se-ão às povoações. Com isso, podemos seguramente afirmar que estão criadas todas as condições para o sucesso da campanha”, referiu Nuno Horácio.
Acrescentou que “a imunização é para todas as crianças que até a data da vacinação não terão completado os 15 anos de idade. A vacina é segura, devidamente aprovada, e é gratuita”.
No entanto, apelou a população para maior participação na campanha, levando as crianças aos locais de vacinação e permitir que sejam imunizadas.
“É uma campanha que tem como principal objectivo imunizar as crianças contra a poliomielite. Para erradicar a doença é preciso que todas as comunidades estejam envolvidas nesta campanha”, disse o chefe de departamento de saúde pública
Lembrou que a actividade está sendo feita com o envolvimento de parceiros do sector de saúde, líderes comunitários e religiosos que estão a mobilizar a população para aderir a campanha.
“Na nossa província temos seitas religiosas que proíbem seus crentes de levarem as crianças a vacinação e outros cuidados de saúde. Queremos que deixem essa prática e pensem, em primeiro lugar, na saúde das crianças levando-as às unidades sanitárias ou mesmo para equipas móveis para serem imunizadas”.
A província de Manica tem um total de doze distritos com um universo de 2.4 milhões de habitantes, na sua maioria crianças.
(AIM)
Nestor Magado (NM) /mz
(AIM)