Maputo, 12 Set (AIM) – A Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança (CCPDS) de Moçambique e Tanzânia reúne-se quinta-feira, em Dar-es-Salaam, para discutir assuntos de interesse comum dos dois países.
Espera-se que o combate ao terrorismo e outros crimes que tendem a surgir ao longo da fronteira comum venham a polarizar discussões entre as delegações dos dois países.
Aliás, a anteceder o encontro ministerial, arrancou segunda-feira a reunião de peritos para discutir, em comités especializados, os desafios mútuos em matérias ligadas a Defesa e Segurança, com destaque para o combate ao terrorismo.
“O encontro de peritos é presidido pelos Secretários Permanentes dos Ministérios da Defesa dos dois Países, nomeadamente, Faraji Kasidi Mnyepe, da Tanzânia, e Casimiro Augusto Mueio, de Moçambique”, explica um comunicado do Ministério da Defesa Nacional (MDN) enviado hoje à AIM.
Falando na sessão de abertura, Casimiro Mueio exortou as Forças de Defesa e Segurança de ambos os países a apontarem directrizes eficazes para o combate ao terrorismo e outros crimes que tendem a surgir ao longo da fronteira comum perigando, deste modo, a soberania das duas nações.
Por seu torno, o Secretário Permanente do Ministério da Defesa e do Serviço Cívico da Tanzânia reafirmou o cometimento do seu país em melhorar a cooperação para a busca de soluções dos problemas que apoquentam os dois Estados e congratulou os avanços obtidos recentemente em Cabo Delgado, no combate ao terrorismo.
As Sessões da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança integram quadros do Ministério da Defesa Nacional, do Interior, do Serviço de Informação e Segurança de Estado (SISE) e constituem um fórum privilegiado que permite tratar, com maior profundidade, os assuntos que dizem respeito ao Sector de Defesa e Segurança, cooperação bilateral entre os dois países para a promoção da paz, estabilidade e bem-estar social para os dois povos irmãos.
(AIM)
dt/mz