
Maputo, 12 Set (AIM) – O governo da Noruega vai desembolsar um total de 63 milhões de NOK’s (aproximadamente seis milhões de dólares) para ajudar a melhorar a segurança alimentar no norte de Moçambique.
O valor foi anunciado esta segunda-feira (11) durante a assinatura de dois memorandos de entendimento com os parceiros Aliança Global para Melhor Nutrição (GAIN) e Fundação Aga Khan.
Os fundos adicionais destinam-se a apoiar a segurança alimentar e são uma resposta directa à crise alimentar provocada pela guerra na Ucrânia que afecta especialmente as economias em desenvolvimento como a de Moçambique.
Segundo um comunicado enviado a AIM, em Maputo, o valor será repartido em dois projectos sendo 30 milhões de NOK’s (aproximadamente a 2,8 milhões de dólares) para “Produção, Conservação e Preservação de Alimentos” implementado pela GAIN que tem como objectivo aumentar o consumo de alimentos seguros e nutritivos entre as populações vulneráveis afectadas por conflitos no norte de Moçambique.
Refere ainda que 33 milhões de NOK’s (aproximadamente a 3.2 milhões de dólares) serão para o “Investimento Rápido na Agricultura para Estabilização e Empoderamento”, projecto implementado pela Fundação Aga Khan.
Este visa aprimorar a segurança alimentar e a resiliência económica em Cabo Delgado por meio do aumento da disponibilidade de técnicos de nível médio altamente capacitados e de meios de subsistência mais robustos para pequenos agricultores na região sul de Cabo Delgado.
O anúncio desse pacote extraordinário foi feito pela Ministra de Desenvolvimento Internacional da Noruega, Anne Tvinnereim, durante sua visita a Moçambique em Maio passado, e demonstra o compromisso da Noruega em apoiar países que enfrentam desafios significativos em termos de segurança alimentar devido a eventos globais.
“Temos o prazer de dar seguimento a este compromisso com a assinatura hoje de dois acordos com a Fundação Agha Khan e a GAIN, e estamos ansiosos em ver os resultados concretos destas intervenções,” disse o Embaixador Haakon Gram-Johannessen.
O Director Nacional do GAIN, Gaspar Cuambe, enfatizou que desde que começaram a colaborar com a embaixada tem estado activos em diversas áreas, destacando-se a construção de mercados e o apoio financeiro às Pequenas e Médias Empresas (PME’s).
Salientou estarem empenhados em mobilizar todo o sector privado em Cabo Delgado para impulsionar a produção de alimentos nutritivos e seguros.
Por seu turno, o director nacional da Fundação Aga Khan, Agostinho Momade, agradeceu à Noruega pela colaboração duradoura que remonta a 2004, quando uniram forças para apoiar a província de Cabo Delgado.
“Com grande orgulho e satisfação posso afirmar que, desde então, até hoje, mantivemos uma sólida parceria. Esta assinatura representa mais um bloco na construção contínua deste edifício conjunto que estamos a construir,’ reconheceu Momade.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/mz