Johanesburgo, 13 de Set (AIM) – O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, prometeu encontrar uma solução para resolver desafios que o país enfrenta, incluindo a implementação de medidas de austeridade.
O Chefe de Estado sul-africano falava durante uma reunião com sindicatos de trabalhadores, que acontece depois de alguns meses ter se reunido com as grandes empresas.
Ramaphosa disse ter concordado com os sindicatos na terça-feira para juntos enfrentar os desafios do país.
“A reunião discutiu entre outras questões as medidas imediatas necessárias para desbloquear o crescimento económico e criar emprego. Os participantes concordaram que medidas urgentes devem ser tomadas para lidar com o baixo crescimento e a crise do desemprego”, disse
O roubo de cobre levou a Transnet a perder bilhões de Rands por ano. Foi relatado recentemente que apenas 25 por cento da linha ferroviária estava totalmente operacional, mas as outras secções foram danificadas e vandalizadas.
Os danos à infraestrutura ameaçaram a economia. A crise energética também afectou muitas empresas e foi dito que bilhões foram perdidos na economia.
“O sindicato comprometeu-se a trabalhar com o governo para acabar com a escassez de energia e alcançar a segurança energética, melhorar a eficiência do sistema de logística, reduzir o crime violento e proteger a infraestrutura económica”, disse Ramaphosa.
Acrescentou que “o sindicato levantou várias questões relacionadas com a situação fiscal actual, a estrutura da economia, as empresas estatais, o fortalecimento dos serviços públicos, o combate ao crime e à corrupção, o governo local e a prestação de serviços económicos e sociais alívio, particularmente para os sul-africanos pobres.”
Segundo o portal IOL, os sindicatos estão em pé de guerra por propostas do Tesouro Nacional para implementar medidas de austeridade. O Tesouro Nacional propôs cortar os orçamentos dos departamentos. Mas mais detalhes serão tornados públicos quando o Ministro das Finanças, Enoch Godongwana, apresentar a Declaração de Política Orçamental de Médio Prazo no Parlamento.
(AiM)
IOL/ZT/dt