
Maputo, 13 Set (AIM) – Cerca de 57 por cento da população moçambicana já tem acesso à água segura, contra apenas cinco por cento no ano de 1975, quando o país adquiriu a independência nacional.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou o facto hoje (13) durante a inauguração de um sistema de abastecimento de água no posto administrativo de Malehice, distrito de Chibuto, província meridional de Gaza.
“Os esforços para garantir que os moçambicanos tenham acesso a água potável começou logo depois da nossa independência. Na altura, 95 por cento da população moçambicana não tinha acesso a água potável e hoje por conta dos esforços empreendidos a percentagem dos que não tem acesso a água segura em todo o país é de 43 por cento”, disse o estadista apontando que tenciona levar agua potável para todo o país.
Disse que o governo fez um grande esforço para levar água às zonas rurais, onde a populacao com acesso a agua subiu de 38,9 por cento no ano de 2015 para os actuais 57.
Sobre o sistema de abastecimento de água inaugurado hoje em Malehice, que beneficiará 10 mil pessoas, Nyusi exortou ao uso racional do precioso liquido e à conservação daquela infra-estrutura.
“O sistema de abastecimento de água da sede do distrito de Malehice, cuja inauguração acabamos de testemunhar, beneficiou de uma intervenção que constitui em reabilitação e ampliação de todas as componentes, aumentamos a capacidade de captação de água de 15 metros cúbicos para 40 metros cúbicos, tratamento, transporte, armazenamento para 250 mil metros cúbicos até a distribuição”, referiu.
Nyusi disse que no distrito de Chibuto a taxa de cobertura de água situa-se em 76 por cento beneficiando cerca de 144 mil pessoas e na província de Gaza está situada em 67 por cento o que perfaz 970 mil pessoas beneficiárias em toda a província de Gaza, pelo que pretende construir ainda 74 novas fontes.
“O nosso desafio nesta província é garantir o abastecimento do remanescente 33 por cento, no presente anos na província de Gaza e de construir 74 novas fontes dispersas e intervir em 18 sistemas de abastecimento de água dos quais 13 a serem concluídos ainda este ano. Com a conclusão desta infra-estrutura de abastecimento de água espera-se que nesta província cerca de 60 mil novos utentes, sejam beneficiários de água potável”, apontou.
A inauguração do sistema de água enquadra-se na implementação do Programa Quinquenal do Governo, de providenciar água segura aos moçambicanos, em linha com a Agenda 2030 das Nações Unidas.
O novo sistema vai permitir a extensão do período de fornecimento de água de cinco para 16 horas, bem como da sua qualidade.
“Com este sistema de abastecimento de água os residentes não terão só acesso a água de qualidade como terão mais tempos para se dedicar a outras actividades úteis a sua vida”, concluiu.
Na manhã desta quinta-feira Nyusi, também inaugurou a Estrada Nacional Número 101, Macia-Chókwe e os troços, Praia do Bilene-Macia e Chókwe-Macarretane.
(AIM)
CC/sg