
Maputo, 13 Set (AIM) – Pelo menos 138 mil crianças da cidade de Maputo poderão ser vacinadas contra poliomielite selvagem tipo 1, esta quarta-feira (13), primeiro dia da campanha de vacinação contra a doença.
O número é referente a meta diária estabelecida pelas autoridades municipais da saúde, para garantir que, até domingo (17), sejam imunizadas perto de 700 mil crianças.
“Temos um grupo alvo de 694.465 em todos os distritos municipais e tratamos de organizar 939 equipas que já estão todas no terreno, incluindo escolas e locais de grande concentração”, disse à AIM Bélia Xerinda, directora municipal da saúde no Conselho Municipal de Maputo (CMM).
A enfermeira de Saúde Materno-Infantil, Joana Manuel, disse que logo às primeiras horas desta quarta-feira, as equipas já se encontravam no terreno para dar início às actividades de sensibilização e vacinação das crianças, um trabalho que contou com a ajuda dos professores.
“Nas escolas, as crianças e adolescentes dos zero aos 15 anos de idade foram sensibilizados ao longo da semana e estão a acolher positivamente a campanha”, disse Joana Manuel.
Fazendo uma ronda pela Escola Primaria Completa Maxaquene “B”, no distrito municipal Maxaquene, os alunos daquele estabelecimento de ensino destacaram a importância da imunização contra a poliomielite.
“É importante para evitarmos a paralisia nos pés e não andar com muletas”, disse Yannick Dique e acrescentou “para nós não apanharmos doenças e crescermos com saúde”.
Esta é a segunda campanha que decorre, este ano, sendo que a primeira teve lugar em Junho, e sucedeu a sete rondas de vacinação realizadas em 2022, ano em que foram registados 33 casos de poliomielite nas províncias centrais de Tete e Zambézia.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG) /sg