
Maputo, 13 Set (AIM) – O vice-ministro moçambicano da Saúde, Ilesh Jani, apela aos governos do continente africano a edificar, urgentemente, os mecanismos mais eficientes, sustentáveis e integrados para fortalecer as capacidades de resposta em relação às emergências sanitárias.
Discursando no encerramento da V reunião ordinária do Comité Consultivo Técnico Regional do CDC África para África Austral, que teve lugar hoje (13), em Maputo, Jani apontou como desafios preocupantes, a elaboração e cumprimento da agenda regional e continental para estabelecimento e operacionalização dos Institutos Nacionais de Saúde Pública.
Segundo Jani, menos de metade dos países da região austral do continente africano é que possui Institutos Nacionais de Saúde Pública completamente operacionais.
Por isso, o Comité Regional do CDC deve, de uma forma afincada, priorizar a instalação de mecanismos sustentáveis, devido a crescentes ameaças à segurança sanitária global e regional, decorrentes do agravamento das mudanças climáticas, aquecimento global, crescimento populacional e globalização.
“Estamos todos cientes de que nesta equação os Institutos Nacionais de Saúde Pública desempenham papel central”, disse.
No entanto, o vice-ministro destacou os objectivos extraordinários alcançados pelo Comité Regional nos últimos oito meses, apontando à aprovação hoje (13), em Maputo, do plano operacional da Rede Regional Integrada de Vigilância e Laboratório, incluindo a elaboração da proposta de prioridades-chave para o Comité Regional.
Apontou ainda a aprovação do quadro lógico da Rede Regional Integrada de Vigilância e Laboratório da África Austral. O instrumento foi aprovado durante a IV reunião extraordinária do Comité Regional, que decorreu em Julho último, na cidade sul-africana do Cabo.
Jani indicou também a deliberação tomada pelo Comité Regional, em Fevereiro do ano em curso, sobre a coordenação regional e da vigilância transfronteiriça, em resposta aos severos surtos de cólera que assolaram a região austral de África, como consequência “da passagem de vários ciclones”.
“O nosso Comité Regional teve um papel notável, e impulsionou a convocação da Reunião Ministerial de Alto Nível sobre Epidemias de Cólera e Emergências de Saúde Pública Relacionadas com o Clima”, afirmou.
A Reunião Ministerial de Alto Nível sobre Epidemias de Cólera e Emergências de Saúde Pública Relacionadas com o Clima teve lugar no Malawi, em Março último.
Falando sobre o evento, Jani disse acreditar que as importantes deliberações devem ser materializadas em acções concretas, esperando que na próxima reunião do Comité Regional dos Ministros da Saúde, “ver a partilha destes progressos e respectivos desafios”.
A V reunião ordinária do Comité Consultivo Técnico Regional do CDC África para África Austral teve início terça-feira (12).
(AIM)
ac/dt